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Sem embargos

Russos avançam no desenvolvimento de motor civil com tecnologia própria

Rostec concluiu a integração do sistema de controle digital dos motores PD-8 que serão usados nos Superjet 100


Sukhoi Superjet

Superjet utiliza atualmente os motores PowerJet SaM146 fruto de parceria com a francesa Safran | Foto: Divulgação

A russa United Engine Corporation, subsidiária da Rostec, anunciou ter concluído os trabalhos de integração do sistema de gerenciamento automático dos motores PD-8, que serão usados nas novas versões do Sukoi Superjet 100.

Os russos avançam no desenvolvimento de um motor com tecnologia local para equipar as futuras variantes do Superjet, o primeiro avião comercial russo pós-União Soviética. O objetivo é garantir independência tecnológica e industrial, visando evitar eventuais embargos de sistemas críticos que comprometam o futuro do avião.

O sistema batizado de Automatic Control System (ACS) é similar a ideia básica do Fadec, ou Full Authority Digital Engine Control, que realiza todos os comandos relacionados ao motor, desde dar a partida, passando os regimes variados de aceleração, até o corte após o pouso. O sistema tem funcão de regular a ação do piloto em relação ao motor, de acordo com as condições de temperatura e pressão naquele momento. Para isso, mede os parâmetros e verifica todos os sensores e circuitos internos do motor. Também é capaz de detectar, por exemplo, um superaquecimento.

A Rostec espera certificar o motor PD-8 até o final do próximo ano, garantindo assim o cumprimento do contrato dos Superjet, que acumula atualmente 92 aeronaves em sua carteira de pedidos. As encomendas da variante atual podem ser convertidas na versão com maior nacionalização de sistemas e componentes.

O motor PD-8 é derivado tecnologicamente do PD-14, utilizado no novo avião comercial russo, o MS-21 (MC-21 no alfabeto cirílico), e também deverá equipar os novos anfíbios Beriev Be-200.

Uma das demandas projetadas para os Be-200 é seu uso como aeronave de combate a incêndios, oferecendo uma plataforma robusta e equipada com novos motores, mais eficientes e confiáveis.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/02/2022, às 16h00 - Atualizado às 18h51


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