Esquadrão Netuno promoveu a mais jovem piloto de Patrulha em atividade na FAB
A Força Aérea Brasileira a comandante de avião de patrulha mais jovem de seus quadros. A tenente aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto se tornou comandante de P-95 Bandeirulha, após dois anos de sua atividade no Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) – Esquadrão Netuno, sediado na Base Aérea de Belém, no Pará.
A aviadora entra para a história do 3º/7º GAV ao se tornar a mais jovem piloto a exercer essa função, além de ser, por ora, a única comandante de aeronave de patrulha na Força Aérea Brasileira.
“É uma honra ter tido essa oportunidade. Não posso deixar de agradecer a todos que me auxiliaram nesse processo, principalmente àqueles que me ensinaram e apoiaram, para que eu pudesse chegar até aqui”, disse a tenente, ao retornar do voo operacional.
O processo para ser elevada para função de comandante envolveu uma série de provas realizadas em voo e a aprovação pelo Conselho Operacional, o que obteve com total unanimidade.
“Fica evidenciado para os jovens Patrulheiros que o comprometimento e a dedicação superam quaisquer dificuldades. Parabenizo a militar pelo feito, sendo o mérito inteiramente dela”, destacou Edesemario Lopes Bispo, major aviador e chefe de operações do Esquadrão Netuno.
O voo da Tenente Gabriela ocorreu justamente na semana alusiva ao Dia da Aviação de Patrulha, quando no dia 22 de maio será celebrado o Batismo de Fogo da patrulha na FAB, quando há 80 anos foi afundado o submarino italiano Barbarigo, na costa brasileira.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 19/05/2022, às 15h41
+lidas