Tripulação do C-130 foi composta por 12 pessoas para ajudar a abastecer a estação brasileira na Antártica
No dia 13 de maio, um C-130 Hercules da Força Aérea Brasileira realizou o lançamento de oito cargas materiais essenciais sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na ilha Rei George.
O avião do Esquadrão Gordo (1º/1/º GT), sediado no Rio de Janeiro, teve uma tripulação de 12 pessoas, sendo que dentre os pilotos da aeronave estavam a Major Joyce de Souza Conceição, a Capitão Naiara de Senna Pereira.
"Para mim é uma satisfação muito grande poder contribuir com as operações do PROANTAR, ressuprindo a Estação Antártica Comandante Ferraz e fazendo diferença na vida desses militares que mantém a presença brasileira neste local tão inóspito e isolado", ressaltou a militar.
O esquadrão carioca é o único da FAB que faz esta missão no continente gelado, todo um planejamento é necessário para a operação de apoio ao Programa Antártico Brasileiro.
A unidade é responsável por operar todos os C-130H Hercules da força aérea. Recentemente o “Gordo” recebeu duas unidades do novo avião cargueiro multimissão.
A FAB terá um total de 22 unidades do KC-390, que serão operadas por dois esquadrões da força aérea o Esquadrão Gordo e também o Esquadrão Zeus – localizado em Anápolis (GO).
Por André Magalhães
Publicado em 15/05/2022, às 09h10
+lidas