Os três T-27 Tucano ostentaram diferentes pinturas da Academia da Força Aérea
Três aviões de treinamento T-27 Tucano, da Academia da Força Aérea (AFA), com pinturas especiais realizaram em abril um voo histórico de formação sobre região a base onde ocorre a formação dos aviadores da FAB.
Em decorrência da missão do Curso de Padronização de Instrutores do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA), foi realizado o voo das aeronaves de matrícula FAB 1434, FAB 1441 e FAB 1443.
Os T-27 Tucano ostentaram três pinturas de gerações diferentes da Academia, sendo um nas cores comemorativas dos 80 anos da AFA, com design criado pelo artista Carlos Alexandre Gomes Guedes.
Outro destaque foi a presenca do T-27M, a versão modernizada do Tucano e recém entregue a academia. O modelo conta com um novo esquema básico de pintura, inspirado no mundo digital. Ao todo, 42 Tucanos serão atualizados com novos sistemas e aviônicos.
Por fim, mas não menos importante, foi a presença de um T-27 padrão (com a pintura idealizada na década de 1990) que ainda está na ativa da instrução dos jovens pilotos, mas no futuro será modernizado com o novo cockpit.
“O voo de hoje é um fato histórico pelo seu significado entre passado, presente e futuro, marcado pela evolução e busca da qualidade na formação dos futuros líderes da Força Aérea Brasileira”, declarou Marcelo Gobett Cardoso, brigadeiro do ar e comandante da AFA.
O Tucano é utilizado há mais de 30 anos na formção dos futuros aviadores da FAB. Os jovens cadetes voam o T-27 Tucano no quarto e último ano da AFA . Após a formação em Pirassununga, no interior de São Paulo, os pilotos seguem para Natal, no Rio Grande do Norte, onde acontece a especialização nas aviações de transporte, caça e asas rotativas (helicóptero).
Por André Magalhães
Publicado em 12/05/2022, às 11h15
+lidas