Ao todo a força aérea planeja modernizar 42 unidades da aeronave
Trabalho de modernização das aeronaves está sendo feita na unidade da FAB de Lagoa Santa, Minas Gerais | Foto: FAB / Sargento Gaedke
A Academia da Força Aérea (AFA) iniciou nesta segunda-feira (24) os primeiros voos de instrução com os T-27M, a versão modernizada da aeronave. A turma de cadetes aviadores Anúbis fez parte desse importante marco.
A instrução foi liderada pelo comandante da AFA e brigadeiro do ar, Marcelo Gobett Cardoso, que já foi piloto e líder do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
Até o momento a instituição militar têm quatro aviões, que chegaram no dia nove de dezembro de 2021. Os atualizados tucanos já receberam a assinatura da Permissão Especial de Voo Inicial (Pevi), o que garante o começo das operações.
Marinha dos EUA corre para recuperar caça F-35C antes da Rússia e China
Os T-27M receberam um glass cockpit, a instalação do Sistema de Vigilância Aérea Automático (ADS-B), que permite a vigilância da posição via navegação por satélite, e a modernização do sistema de comunicação.
Foram iniciados hoje (24/01), os voos com os cadetes aviadores da Turma Anúbis nas aeronaves T-27M.
— Academia Da Força Aérea (@afamilitar) January 25, 2022
O Brigadeiro do Ar Marcelo GOBETT Cardoso, Comandante da AFA, realizou o primeiro voo de instrução com o líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.
📸 Sgt Gaedke#AFA#FABpic.twitter.com/bBLPY7SXEj
Ao todo a Força Aérea Brasileira (FAB), planeja modernizar 42 unidades dos atuais T-27 Tucano. O planejado é que o trabalho de modernização das aeronaves, que está sendo feito no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, seja concluído em dezembro deste ano.
Por André Magalhães
Publicado em 26/01/2022, às 09h35
+lidas