China Southern vende dez Boeing 787-8 em leilão e reforça estratégia de focar em aviões menores e mais eficientes no mercado doméstico
A China Southern Airlines reativou o leilão de sua frota de dez Boeing 787-8 Dreamliner, avaliados em cerca de R$ 3 bilhões, após suspender temporariamente o processo anunciado em novembro de 2024.
O aviso foi publicado no portal Shanghai United Assets and Equity Exchange e ficará disponível até 25 de setembro, marcando mais um passo na estratégia da companhia de reduzir widebodies e priorizar aeronaves narrowbody no mercado chinês.
Os Boeing 787 serão comercializados em conjunto com seus motores GEnx, incluindo duas unidades sobressalentes. O leilão terá duração de uma hora e será realizado na plataforma online da Bolsa de Valores de Hong Kong. O lance inicial para os doze ativos está fixado em 3,96 bilhões de yuans (cerca de R$ 3 bilhões). O valor individual de cada 787-8 é estimado entre 359 milhões e 382 milhões de yuans (R$ 273,4 milhões a R$ 290,2 milhões).
A China Southern foi a primeira empresa aérea chinesa a introduzir o 787-8, em 2013. Inicialmente empregado em voos intercontinentais e rotas domésticas estratégicas, o modelo passou a ser concentrado nas operações da subsidiária em Xinjiang. Em 2018, seis unidades estavam dedicadas a rotas ligando Urumqi a grandes centros, como Pequim, Xangai e Chengdu.
A maioria dos 787-8 que serão vendidos foram entregues entre maio de 2013 e junho de 2014. As matrículas incluem os B-2725, B-2726, B-2733, B-2737, B-2735, B-2787, B-2788, B-2732, B-2736 e B-2727. Além da China Southern, apenas a Hainan Airlines e a Xiamen Airlines mantêm o 787-8 em operação na China.
A decisão de alienar os Dreamliners está alinhada ao movimento das companhias chinesas de racionalizar a frota de widebodies. Em 2023, a China Southern retirou de serviço seus Airbus A380 e reduziu aquisições de aeronaves de fuselagem larga, priorizando narrowbodies mais eficientes e versáteis para o mercado doméstico.
A transição reflete também o reposicionamento do Boeing 787-8 frente ao 787-9, que oferece maior capacidade de assentos e custos operacional mais competitivo em rotas de média e longa duração.
Com 676 aeronaves em serviço, incluindo 98 widebodies, a China Southern mantém uma frota diversificada. No segmento de longo alcance, a empresa conta com vinte Boeing 787-9, quinze Boeing 777-300, oito 777-200 cargueiros, 25 Airbus A330-300 e vinte Airbus A350-900, além de sete A350 encomendados.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/09/2025, às 09h37
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