AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Latam já está voando de São Paulo a Dourados

Latam Brasil inaugura rota São Paulo–Dourados com o Airbus A319 e 90% de ocupação


Nova rota amplia conectividade aérea no Mato Grosso do Sul e fortalece o polo regional de Dourados - Divulgação
Nova rota amplia conectividade aérea no Mato Grosso do Sul e fortalece o polo regional de Dourados - Divulgação

A Latam Airlines iniciou hoje (8), sua operação entre o aeroporto internacional de São Paulo (GRU) e Dourados, no Mato Grosso do Sul. O voo inaugural registrou 90% de ocupação, consolidando a nova rota como parte da estratégia de expansão da companhia na região.

A rota é realizada com o Airbus A319, configurado para até 140 passageiros. Os voos ocorrem três vezes por semana — às segundas, quintas e sextas-feiras. As partidas de Guarulhos acontecem às 7h45, com tempo médio de voo de duas horas. No sentido inverso, as decolagens ocorrem de Dourados às 9h20, nos respectivos horários locais.

Relevância regional

Dourados é considerada polo agroindustrial do Mato Grosso do Sul e abriga instituições de ensino superior que atraem estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país. A nova rota reforça a conectividade aérea da cidade com o principal hub internacional do Brasil.

Esta é a segunda nova base da Latam no Mato Grosso do Sul sendo aberta em menos de uma semana", disse Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil. "Temos a certeza de que estamos contribuindo para o crescimento econômico e turístico do estado”.

Dourados não recebia voos comerciais desde 2021

A Infraero assumiu o aeroporto de Dourados em agosto de 2024, por meio de contrato com a Prefeitura Municipal, e deu início à homologação das melhorias realizadas, o que permitiu a retomada das operações comerciais, suspensas desde 2021, quando a Azul Linhas Aéreas deixou de operar na cidade.

Em parceria com a Prefeitura, a Infraero conduziu os processos de homologação das obras da pista pouso e decolagem, das pistas de taxiamento, do novo pátio de manobras, do PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) nas duas cabeceiras da pista de pouso e decolagem e da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/09/2025, às 15h51


Mais Notícias