Entrega das aeronaves foi feita pelo Comandante da Aeronáutica e representam melhora no perfil de instrução
Comandante da Aeronáutica liderou uma formatura de quatro T-27M até a AFA | Foto: FAB
A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu na quinta-feira (9), seus quatro primeiro T-27 Tucanos modernizados. Os aviões foram entregues ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea (Esquadrão Cometa), unidade da AFA responsável pela formação dos alunos do quarto e último ano da academia
A aeronave líder da formação foi pilotada pelo comandante da aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr. Os T-27M, como serão denominados na FAB, partiram da base aérea de São Paulo, em anexo ao aeroporto de Guarulhos (GRU).
Os T-27M receberam um glass cockpit, instalação do Sistema de Vigilância Aérea Automático (ADS-B), que permite a vigilância da posição via navegação por satélite, e a modernização do sistema de comunicação.
Itapemirim fecha acordo com a Airbus para fornecimento de peças
Além da modernização nos sistemas eletrônicos, as aeronaves receberam um novo padrão de pintura, com estilo pixerizado e mais moderno, mudando um pouco das atuais cores, mas mantendo o estilo de cores em branco e laranja.
Tive a honra de pousar hoje (9/12) na @afamilitar, liderando uma Esquadrilha de T-27M - Tucano Modernizado
— Brigadeiro Baptista Jr (@CBaptistaJr) December 9, 2021
Parabéns a todos os profissionais que participaram deste processo de modernização. Essa nova aeronave elevará o nível da formação básica dos pilotos da NOSSA @fab_oficial. pic.twitter.com/oPNaJcUHaO
A FAB pretende modernizar ao todo 42 unidades do T-27 Tucano, em um processo que deverá ser completamente concluído até dezembro de 2022. Os trabalhos estão sendo realizados na sede da PAMALS, Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais.
A nova aviônica substitui o antigo painel análogico desenvolvido nos anos 1980 | Foto: PAMALS / Sargento Matheus Melo
Por André Magalhães
Publicado em 09/12/2021, às 15h50 - Atualizado em 10/12/2021, às 13h33
+lidas