A Marinha Francesa será a primeira força militar europeia a operar o Pilatus PC-24

A Pilatus anunciou hoje (29), que a Marinha Francesa confirmou a aquisição de três jatos PC-24, que serão arrendados junto à Jet Aviation France, em contrato que faz da França o primeiro operador militar europeu da aeronave da Pilatus. A entrega do primeiro exemplar está prevista para fevereiro de 2026.
Projetado para missões de alta versatilidade, o PC-24 é certificado para operação com um único piloto (single pilot), dispõe de porta de carga e pode utilizar pistas não pavimentadas — características que o tornam adequado para missões de transporte.
A Jet Aviation France atua como contratante principal do programa e será responsável pelo fornecimento e sustentação das aeronaves em cooperação com a Direção de Manutenção Aeronáutica (DMAé). A Pilatus fornecerá o suporte técnico completo por meio do programa CrystalCare. O novo contrato prevê soluções integradas de manutenção e preparação operacional contínua, em linha com as exigências da Marinha Francesa.
A incorporação do PC-24 na aviação naval francesa marca a estreia do jato suíço em uma força armada europeia. O modelo representa a proposta da Pilatus para operadores governamentais que buscam desempenho de jato executivo aliado à robustez operacional típica de aeronaves utilitárias.
O PC-24 foi primeiro jato executivo do mundo projetado para operar em pistas curtas e não preparadas. Equipado com o Pilatus Advanced Cockpit Environment (ACE), possui sistemas digitais e comandos otimizados para operação por um único piloto (single pilot). Um dos destaque é o maior volume de cabine frente aos rivais diretos, o que oferece maior capacidade em operações militares.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 29/10/2025, às 09h48
+lidas