O ator Val Kilmer, o Iceman de Top Gun, morreu nos Estados Unidos aos 65 anos
Val Kilmer, conhecido por seu papel como Tom "Iceman" Kazansky em "Top Gun: Ases Indomáveis", faleceu em decorrência de pneumonia na última terça-feira (1), em Los Angeles, aos 65 anos.
A informação foi divulgada por sua filha, Mercedes Kilmer, ao New York Times. O ator havia sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, o que resultou em uma cirurgia de traqueostomia que alterou sua voz. Nos últimos anos, afastou-se da atuação, retornando brevemente em "Top Gun: Maverick", lançado em 2022, vencedor de um Oscar no ano seguinte, no qual seu personagem também enfrentava uma doença.
Nascido no Vale de San Fernando, Califórnia, Kilmer estudou na Hollywood Professional School e foi aceito no departamento de teatro da Juilliard School aos 21 anos. Ele iniciou sua carreira no cinema na comédia "Top Secret!" (1984) e ganhou destaque em "Top Gun - Ases Indomáveis" (1986).
Nos anos 90, participou de outras produções de sucesso, incluindo "Batman Eternamente" (1995), como Bruce Wayne/Batman, e "The Doors - O Mito de Uma Geração" (1991)", como Jim Morrison. Val Kilmer deixa dois filhos, Jack e Mercedes, de seu casamento com a atriz Joanne Whalley. Ambos seguiram carreiras na atuação.
Em 2021, no documentário "Val", Kilmer afirmou ter levado uma "vida mágica", destacando sua gratidão pela trajetória profissional e pelo carinho dos fãs.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/04/2025, às 09h05