Longa estrelado por Tom Cruise foi sucesso de bilheteria em 2022 e das cinco indicações, Top Gun: Maverick levou apenas um Oscar técnico
O sucesso de bilheteria Top Gun: Maverick levou a estatueta do Oscar na categoria Melhor Som. A principal premiação do cinema ocorreu na noite desse domingo (12). A prêmio foi recebido por Mark Weingarten, James H. Mather, Al Nelson, Chris Burdon e Mark Taylor, produtores de audio de Top Gun: Maverick.
It's time to buzz the tower! Congratulations to Mark Weingarten, James H. Mather, Al Nelson, Chris Burdon and Mark Taylor on winning Best Sound for #TopGun: Maverick. #Oscars95pic.twitter.com/ALl7pNKk7F
— Top Gun (@TopGunMovie) March 13, 2023
O filme também concorreu em outras cinco categorias, incluindo melhor efeitos visuais, melhor música original (Hold My Hand, de Lady Gaga), melhor montagem, melhor edição e melhor filme.
O longa estrelado por Tom Cruise trouxe de volta para as telas o ousado e inconsequente piloto "Pete" Maverick, que retorna para a "escola Top Gun" como o instrutor encarregado de preparar os melhores pilotos da Marinha dos EUA para uma missão impossível em um país inimigo.
Os diretores de Top Gun: Maverick priorizaram cenas reais, incluindo alguns voos dos atores nos caças F/A-18F Super Hornet, da Marinha dos EUA. Embora muitos acreditem que Cruise pilotou os Super Hornet, ele permaneceu no assento traseiro, assim como os demais atores, capturando apenas as cenas de ação, sem efetivamente controlar o caça.
Em algumas tomadas o uso de computador foi necessário e a magia de Hollywood se fez presente, como o Darkstar em voo, um avião futurístico que tem como missão alcançar velocidades hipersônicas. Além de cenas com os F/A-18 cruzando entre si ou tomadas de ação consideradas de alto risco.
Outro ponto de relevância foi a presença, por efeito de computador, do caça de fabricação russa Su-57, apresentado no filme apenas como um avião de quinta geracão, que fez papel de inimgo e foi derrubado por um lendário F-14 Tomcat.
As cenas com o Su-57 se valeram de imagens reais do caça em shows aéreos, que permitiu os produtores recriarem com elevado realismo as características de manobrabilidade do avião.
Por André Magalhães
Publicado em 13/03/2023, às 14h15
+lidas