AERO Magazine
Busca

Progressos

Saab apresenta progressos em seus trabalhos durante evento da FAB

Benefícios da transferência de tecnologia também foi pauta


Desenvolvimento do Gripen F-39 engloba vários setores profissionais | Foto: Saab

A Saab apresentou os progressos relativos ao desenvolvimento do F-39 Gripen realizadas no último semestre de 2021. A empresa sueca demonstrou os trabalhos para integrantes da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate (Copac), em Brasília (DF), no dia 1 de dezembro.

O evento contou com outras empresas envolvidas no desenvolvimento do Gripen E/F, como a Embraer, Atech, Ael Sistemas, SAAB Aeronáutica e Montagens (SAM), SAAB Sensores e Serviços do Brasil (SSSB), que comentaram os benefícios da transferência de tecnologia que está acontecendo com o Gripen brasileiro.

A empresa AEL Sistema, por exemplo, desenvolveu a tela WAD que vai equipar não só os 36 Gripen F-39 E/F do Brasil, mas também os suecos.

“Finalmente conseguimos concluir essa etapa, após cinco anos de desenvolvimento. Temos hoje um produto maduro. A próxima fase é começar a produção seriada dos equipamentos (Wide Area Display, Head Up Display e Helmelt Mounted Display) e entregar para a SAAB montar nas unidades de produção", disse Saul Teixeira Bencke, Gerente de Programas da AEL Sistemas.

A Força Aérea Brasileira recebeu em novembro as quatro primeiras unidades construídas em série, os caças deverão chegar ao país no início do próximo ano.

No Brasil estão sendo montadas pela empresa Akaer algumas peças do Gripen, como caixão das asas, cone de cauda, fuselagem dianteira, freios aerodinâmicos, entre outras. Além disso, a versão F, biposta, que conta com oito unidades, serão montadas totalmente em terrotório nacional.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 14/12/2021, às 19h00


Mais Notícias