AERO Magazine
Busca

Parceria

Saab Brasil avança na produção peças do caça Gripen E

Peças são fabricadas em São Bernardo do Campo e enviadas à Suécia para montagem final


Caixão das asas do Gripen E

Caixão das asas do Gripen E é produzido no Brasil

Um novo passo está acontecendo na produção do Gripen E, aqui no Brasil. A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil iniciou a montagem do caixão das asas do caça, com cinco seguimentos em produção.

Ao todo são seis fases na montagem do caixão das asas, que foi iniciado na Suécia e enviado ao Brasil. Aqui estão sendo construídas as principais estruturas da asa do Gripen, bem serão realizados testes de pressão.

Outro ponto de destaque é a primeira fuselagem dianteira, que está na última etapa de montagem, assim como as unidades do cone de cauda e dos freios aerodinâmicos estão em fase de entrega. Com a concussão deste passos, as peças serão enviadas à Suécia para a montagem final das aeronaves.

No futuro, com a montagem final dos aviões no Brasil, os componentes serão enviados para Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde está localizada a planta final de produção da Saab e Embraer.

"A tecnologia de fabricação relacionada à asa de um avião supersônico como o Gripen representa um salto substancial de capacidade para a indústria brasileira. A asa é indiscutivelmente uma das partes mais importantes e críticas de uma aeronave", disse Ola Rosén, diretor de Operações da fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil.

Uma das principais características do contrato do Gripen E para o Brasil, é a transferência de tecnologia. Para isso, um acordo bilateral previu que técnicos, engenheiros e pilotos de teste brasileiros fossem enviados à Suécia, na cidade de Linköping, para passar por um completo treinamento prático para realizarem em solo nacional os trabalhos lá mostrados.

O Brasil recebeu, em setembro de 2020, o primeiro caça F-39, de um total de 36 unidades encomendadas. O avião se encontra na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, cumprindo os requisitos necessários para obter a certificação final.

Gripen F-39E FAB 4100 durante cerimônia do Dia do Aviador em Brasília | Foto: AERO Magazine/André Magalhães

Neste ano duas unidades, das quatro primeiras construídas em série, devem ser enviadas ao Brasil por via marítima. Outras duas serão enviados ao país no primeiro semestre de 2026.

A unidiade de montagem da Saab no Brasil está localizada em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, onde também estão presentes grandes empresas do setor automotivo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 19/11/2021, às 15h30 - Atualizado às 17h42


Mais Notícias