AERO Magazine
Busca

Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!

Protótipo de testes do MC-21 fica preso na neve

Excesso de gelo tirou avião da pista logo após o pouso


Excesso de gelo sobre a pista levou um dos protótipos do MC-21 escorregar e parar em um banco de neve

Um dos protótipos do MC-21 ficou preso na neve logo após aterrissar no aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou.

O avião estava realizando um voo de testes quando após o pouso escorregou e saiu da pista. Segundo as autoridades o pouso foi normal, dentro dos limites de segurança, mas a contaminação da pista com gelo causou o incidente.

Todos os tripulantes e engenheiros a bordo saíram ilesos, com poucos danos também causados na aeronave. Alguns especialistas apontaram como a principal causa o rigoroso inverno russo, visto que no momento havia uma fina camada de gelo na pista, situação que na maioria das vezes, não impede a execução de operações com jatos comerciais, mas dependendo da espessura e distribuição na pista pode gerar problemas. Ao contrário da neve, que é uma camada fofa, o gelo na pista se torna escorregadio e difícil de ser removido, exigindo maior cuidado na operação de pouso ou mesmo decolagem.

Após o incidente, a United Aircraft Corporation, consórcio que produz o MC-21, anunciou a abertura de uma investigação para apurar os motivos do incidente e explicou que a aeronave realizava uma simulação de voo com falha de motor e uso de freios emergenciais. Nenhuma falha de sistema foi registrada.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 19/01/2021, às 15h00 - Atualizado às 22h43


Mais Notícias