AERO Magazine
Busca

Seis Gigantes

[Com vídeo] Seis Antonov An-124 voaram juntos na Rússia

Maior avião cargueiro da força aérea russa realizou exercício inédito


Seis An-124 russos voaram juntos pela primeira vez

Seis gigantes Antonov An-124, o maior avião cargueiro estratégico da Rússia, voaram juntos pela primeira vez. As aeronaves pertencentes ao 556º Regimento de Aviação de Transporte Militar, localizado na base de Sechcha, a sudoeste de Moscou, realizaram um exercício militar inédito no país.

Os An-124 pertencentes as Forças Aeroespaciais Russas, realizaram um voo combinado no último dia 15 de janeiro, sendo a primeira vez em que seis aeronaves do tipo decolaram simultaneamente na Rússia.

"O objetivo dos voos de treinamento foi melhorar as habilidades dos jovens tripulantes da aeronave de transporte militar An-124-100 Ruslan na transferência simultânea de pessoal de unidades militares com armas padrão e equipamento militar em longas distâncias", explicou o Ministério russo de Defesa.

Uma das características do exercício foi ter sido realizado com condições climáticas adversas, incluindo aeroporto coberto de neve, com precipitação, nuvens baixas e ventos fortes relatados ao longo de 600 quilômetros ao redor da área de voo.

O Antonov An-124 é atualmente o maior cargueiro produzido em série no mundo, podendo transportar até 150 toneladas de carga útil. Projetado ainda na União Soviética, o modelo pode transportar facilmente oito veículos blindados de grande porte, misseis balísticos intercontinentais completos ou mais de 300 soldados.

Ainda que a fábrica tenha ficado nas fronteiras da Ucrânia, a Antonov teve seu auge no período soviético, quando além do An-124 projetou e construiu um único An-225 Mriya, o maior avião do mundo. O gigante de seis motores pode carregar até 250 toneladas de carga paga.

O exercício realizado na Rússia é inédito no país, mas é bastante popular nos Estados Unidos, que não raro decolam com seus também gigantes C-5 Galaxy ou C-17 Globemaster III, em sequência com vários aviões. Usualmente a operação envolvendo diversos aviões do mesmo modelo é chamado de Elephant Walk, literalmente caminhada do elefante, em referência aos deslocamentos do paquiderme gigante, que normalmente conta com diversos membros do mesmo grupo. Os voos em formação são uma maneira de demonstrar poder bélico e avaliar a capacidade militar.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 19/01/2021, às 14h00 - Atualizado às 16h49


Mais Notícias