Principal aeroporto de Porto Alegre está perto de retomar operação total
A Fraport Brasil, responsável por administrar o aeroporto Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, informou que pista de pouso e decolagem (PPD), com 3.200 metros, será entregue funcionando na sua totalidade no dia 16/12. A etapa de pavimentação e de recolocação das diferentes camadas de asfalto já foi concluída.
Nos próximos dias, serão concluídas as fases de marcação no solo, sinalização vertical e a instalação dos dispositivos que servem de apoio à navegação aérea. No dia 09/12, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB executará a verificação dos equipamentos que ajudam as aeronaves nas manobras de aproximação, aterrissagem e decolagem. Esta é a última fase para a certificação da pista e da cabeceira 11.
As taxiways(vias de acesso entre a pista e pátio de aeronaves) serão entregues no prazo estipulado. Com essa fase, o aeroporto contará com 13 vagas para a operação de aeronaves e o horário de funcionamento será estendido, passando das atuais 8h às 22h para 24 horas ininterruptas todos os dias. A ampliação proporcionará o aumento na quantidade de voos com partida e chegada no terminal.
Incluindo a conclusão da pista, a Fraport Brasil vai inaugurar, no dia 16 de dezembro, a área internacional, que abrange as instalações para as operações das autoridades aduaneiras – incluindo as estruturas e os equipamentos destinados à Polícia Federal, Receita Federal, Vigiagro e Anvisa – assim como a sala de embarque e desembarque, possibilitando o retorno dos voos internacionais. O primeiro voo internacional, programado para o dia 19 de dezembro, será realizado pela companhia aérea Copa Airlines.
As instalações de energia, severamente afetadas pelas chuvas, foram restauradas e estarão totalmente funcionais a partir de 16 de dezembro. Desde a reabertura parcial do Aeroporto de Porto Alegre em 21 de outubro, muitos progressos foram feitos na recuperação. No dia 27 de novembro, o check-in de voos domésticos foi restabelecido em sua localização anterior, proporcionando mais espaço e conforto para os viajantes e equipe.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 03/12/2024, às 20h17 - Atualizado às 20h54
+lidas