AERO Magazine
Busca

Na Albânia

Piloto grego voou sobre campos de sal que mudam de cor

Usando um paramotor, Dimitris Kolliakos sobrevoou os campos de sal de Vlora, que mudam de cor no verão


A mudança de cor é impulsionada por uma microalga que produz pigmentos, resultando em tons rosados e avermelhados - Red Bull Content Pool/Nejc Ferjan
A mudança de cor é impulsionada por uma microalga que produz pigmentos, resultando em tons rosados e avermelhados - Red Bull Content Pool/Nejc Ferjan

Um piloto grego realizou, no início de agosto, um voo do seu país natal para a Albânia, com o objetivo de observar os campos de sal de Vlora durante o fenômeno de mudança de cores que ocorre na região.

Usando um paramotor, Dimitris Kolliakos teve a oportunidade de ver, do alto, os tons de rosa, laranja e vermelho que caracterizam essa paisagem sazonal. Ele executou manobras com a aeronave, tocando a água salgada com os pés e as asas, o que exigiram um planejamento cuidadoso, já que, após cada contato com a água, o piloto precisava pousar para limpar o sal do equipamento, a fim de evitar danos e garantir o desempenho.

As imagens do voo precisavam ser capturadas no momento exato em que o paramotor tocava a água, antes do pouso. Os campos de sal de Vlora são conhecidos pela mudança de cor que ocorre durante o verão, impulsionada pela microalga Dunaliella salina, que produz pigmentos como o beta-caroteno, resultando em tons rosados e avermelhados.

Outros microrganismos também contribuem para as cores, que se intensificam à medida que a salinidade aumenta com a evaporação da água. Durante o restante do ano, os campos de sal apresentam tonalidades mais suaves, como azul claro, verde e branco, variando conforme os níveis de salinidade e o teor de minerais.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/08/2024, às 09h05


Mais Notícias