Clube dos 100

Jato suíço capaz de operar em pistas de terra atinge 100 entregas [com vídeo]

Apenas três anos após o avião entrar em serviço o PC-24 atinge a simbólica marca


PC-24 pode operar no dobro de aeroportos que seus rivais diretos

Em menos de três anos a Pilatus atingiu a marca de cem aeronaves da família PC-24 entregues, número conspirado um dos mais simbólicos e importantes do segmento. O jato de negócios leve, o único projetado para operar em pistas não pavimentadas, ainda acumula a marca de 33.500 horas de voo.

O primeiro PC-24 foi entregue em 2018, iniciando um gradual crescimento no número de aeronaves em serviço. Inicialmente a Pilatus restringiu o número de pedidos, com objetivo de manter sua produção sob rígido controle, evitando acumular pedidos em demasia e sobrecarregar sua unidade fabril.

A Jetfly, operadora do centésimo PC-24, se tornou o mais novo cliente do modelo, ainda que conte com uma frota formada por aeronaves turbo-hélices da linha Pilatus há mais de 20 anos, sendo o maior cliente do fabricante suíco, com uma frota composta por 51 aviões.

“Nós acertamos o alvo com o PC-24: estou muito animado com essa alta demanda. Já estamos esgotados para 2021, mas a carteira de pedidos está aberta para entregas de 2022 em diante”, destacou Oscar J. Schwenk, presidente da Pilatus.

O investimento no PC-24 nos ajuda a garantir empregos a longo prazo em nossa unidade na Suíça. Também estamos trabalhando em mais otimizações. Resumindo, não pouparemos esforços para garantir que o PC-24 continue sendo o líder indiscutível em sua classe - exatamente como o PC-12 é agora”, anunciou Oscar J. Schwenk, Presidente da Pilatus.

Um dos destaques do PC-24 é sua extrema versatilidade para um jato de negócios, que além de poder operar em pistas de terra, grama ou cascalho, oferece uma cabine flexível que pode ser facilmente convertida em transporte VIP, aeromédico, carga, entre outros.

A configuração do projeto permite o PC-24 operar no dobro de pistas que seus concorrentes diretos, que só podem voar em pistas asfaltadas. O jato suíço ainda permite operações em pequenos aeroportos com pistas curtas.

Por Gabriel Benevides

Publicado em 5 de Janeiro de 2021 às 16:00


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