AERO Magazine
Busca

Homenagem digna

Nos 90 anos de Ozires Silva a Embraer cria curta-metragem especial

Animação conta a história do engenheiro que deu vida a indústria aeronáutica brasileira


Curta-metragem Voo do Impossível

Animação narra a vida e obra do engenheiro Ozires Silva, da infância até o surgimento do Bandeirante

Para comemorar os 90 anos do engenheiro Ozires Silva, pai do Bandeirante e mentor da Embraer, o fabricante brasileiro idealizou uma animação que narra a trajetória de seu criador. A produção digna de grandes estúdios é retrata um dos personagens mais importantes da aviação brasileira.

O curta-metragem O Voo do Impossível durante 14 minutos mostra a trajetória de vida de Ozires Silva desde a infância na cidade paulista de Bauru, ao lado do amigo Zico, até sua vida como oficial da Força Aérea Brasileira, quando ajudou a tornar realidade seu antigo sonho, o Brasil poder fabricar seus próprios aviões.

No início da década de 1940, os dois garotos se reuniam em um banco de praça para conversar sobre aviação e tentar entender como o país de Santos Dumont não havia erguido uma fábrica de aviões de ponta. Ainda que o Brasil tenha tido iniciativas pontuais, a maior parte dos fabricantes estavam restritos a projetos produzidos sob licença ou pequenos aviões, como foi o caso da Ypiranga, que deu origem ao também histórico Paulistinha.

Ao lado do amigo, Ozires Silva percebe que a solução para tornar o sonho em realidade passa pelo caminho bastante árduo, mas óbvio: estudar para ingressar como piloto da FAB e depois procurar uma escola de engenharia aeronáutica.

Em nota a Embraer afirma que a possibilidade de recontar uma história real com uma abordagem divertida e atraente fez com que a animação fosse a opção ideal. Ainda que inicialmente a estratégia remeta aos filmes infantis, houve uma preocupação de tornar a narrativa agradável e acessível também para adultos, conceitos do cinema clássico na estética audiovisual. O curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas de registros da época, criando uma atmosfera realista e humanizada.

O curta ainda contou com a direção técnica do jornalista Claudio Lucchesi, autor do livro Voo do Impossível, que conta a história do Bandeirante, e que na quinta-feira (7) estará ao vivo em um bate-papo com a AERO Magazine no YouTube.

Por Edmundo Ubiratan e Gabriel Benevides
Publicado em 04/01/2021, às 15h45 - Atualizado em 05/01/2021, às 15h14


Mais Notícias