AERO Magazine
Busca

Interferência dos EUA

Paquistão cancela compra de helicóptero militar turco e mira em rival chinês

Motivo da decisão tem como peso o embargo norte-americano a Turquia


Helicóptero T-129 Atak fez seu voo inaugural em setembro de 2009 | Foto: TAI

O Paquistão cancelou a compra de 30 helicópteros turcos T-129 Atak e pode adquirir helicópteros de ataque Z-10ME da China. O acordo com a Turquia estava estimado em aproximadamente US $ 1,5 bilhão.

O motivo seriam os embargos feitos pelos Estados Unidos nos motores dos helicópteros turcos. A informação foi divulgada pelo major-general Babar Iftikhar, diretor-geral de relações públicas do exército paquistanês.

De acordo com o site Dailysabah, Islamabad, capital do Paquistão, confirmou as negociações com a China, o major-general Babar disse que “esperançosamente, receberemos alguns helicópteros”, publicou o referido site.

Há algum tempo relatos sobre a compra do Z-10ME estavam circulando, a aeronave em questão é uma versão modernizada do Z-10.

Em 2018, o Paquistão confirmou a compra do helicóptero T-129 Atak, do fabricante Turkish Aerospace Industries, contudo, o motor da aeronave é da empresa Lhtec, uma joint venture entre a inglesa Rolls-Royce e a norte-americana Honeywell.

Saiba Mais

A Turquia está sofrendo embargos dos Estados Unidos, isso porque o país comprou o sistema de defesa aérea russo S-400, o que em nada agradou os EUA, que a época tinha Donald Trump como presidente.

Turquia ainda luta para obter seus caças furtivos Lockheed Martin F-35A | Foto: U.s Airforce

Vale lembrar que essa compra da Turquia foi o motivo para a suspenção da venda de caças furtivos F-35A a força aérea turca, sendo que, algumas unidades do caça já estavam prontas quando aconteceu o embargo e agora estão estocadas em território norte-americano.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 08/01/2022, às 15h30 - Atualizado em 10/01/2022, às 12h19


Mais Notícias