AERO Magazine
Busca

Importante etapa

Aeronave de instrução T-27M recebe permissão especial de voo inicial

Ao todo a FAB planeja modernizar 42 unidades em Lagoa Santa, Minas Gerais


Os T-27M receberam uma pintura moderna e pixerizada | Foto: FAB

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio do Coronel Especialista Soracli de Oliveira Silva, promoveu a assinatura da Permissão Especial de Voo Inicial (Pevi) para o T-27 Modernizado.

"Até hoje, a formação dos cadetes é realizada em aeronaves analógicas. As aeronaves modernizadas digitais (glass cockpit) permitirão um alinhamento da instrução avançada dos cadetes com a frota atualmente em operação na FAB” enfatizou Oliveira Silva.

Com a Pevi será possível o início das operações com as aeronaves atualizadas, que são destinadas aos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

A AFA recebeu as quatro primeiras unidades do T-27M no dia nove de dezembro de 2021. As aeronaves tiveram como ponto de partida a base aérea de São Paulo, em anexo ao aeroporto de Guarulhos (GRU). Um dos aviões entregues na cerimônia foi pilotado pelo comandante da aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr. 

 Os T-27M receberam um glass cockpit, a instalação do Sistema de Vigilância Aérea Automático (ADS-B), que permite a vigilância da posição via navegação por satélite, e a modernização do sistema de comunicação. 

Ao todo a Força Aérea Brasileira (FAB), planeja modernizar 42 unidades dos atuais T-27 Tucano. O planejado é que o trabalho de modernização das aeronaves, que está sendo feito no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, seja concluído em dezembro deste ano.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 07/01/2022, às 15h10 - Atualizado às 15h58


Mais Notícias