AERO Magazine
Busca

Cartada russa

Novo avião comercial russo está pronto para disputar com Airbus e Boeing

Irkut recebeu o certificado de tipo do MS-21-300 e prepara para ingressar no mercado internacional


MC-21-300 da Irkut

MS-21-300 pretende disputar o mercado hoje dominado pelos Airbus A320 e Boeing 737  | Imagens: Irkut

O MS-21-300*, o primeiro avião comercial de média capacidade desenvolvido na Rússia, recebeu a certificação de tipo no final de dezembro de 2021. A aeronave é a primeira do tipo inteiramente desenvolvida pelos russos desde o colapso da União Soviética, há trinta anos.

De acordo com o cronograma o primeiro avião certificado está equipado com os motores Pratt & Whitney PW1400G, similares aos utilizados pelos Airbus A220 e A320neo, assim como pela família Embraer E-Jet E2.

A Irkut agora espera iniciar a companha de vendas no mercado internacional e concluir a certificação do modelo equipado com os motores russos Aviadvigatel PD-14.

O dos destaques do MS-21-300 é sua elevada tecnologia e ter feito amplo uso de sistemas ocidentais, tornando o avião mais competitivo no mercado internacional. Os russo ainda mantém alguma desconfiança quanto a possíveis embargos, visto o interesse de disputar o mercado hoje dominado pelos Airbus A320neo e Boeing 737 MAX.

O MS-21 se destaca por aproximadamente 40% de sua estrutura ser produzida em compósitos, assim como sua aerodinâmica avançada. Por ora, o MS-21 é o avião mais avançado e moderno da categoria, possivelmente rivalizando em tecnologias com o chinês C919, produzido pela Comac e que deverá ser certificado em breve.

A Irkut fez amplo uso de estudos avançados de mercado para definir um avião ideal para o mercado interno e que pudesse atender as necessidades dos principais operadores globais dos A320 e 737, projetos que somam mais de trinta e cinquenta anos, respectivamente.

MC-21-300 da Irkut

Interior tem maior espaço total que os rivais Airbus A320 e Boeing 737

Embora o avião tenha sido projetado pensando em fazer amplo uso de sistemas ocidentais, incluindo aviônica e motores, a escalada das tensões diplomáticas entre os Estados Unidos, União Europeia e Rússia obrigaram os engenheiros da Irkut a trabalhar em uma opção com maior número de itens produzidos localmente. Uma das mudanças mais importantes foi a suíte de aviônicos, que ganhou maior participação da indústria russa, assim como o a opção equipada com os motores PD-14.

A expectativa é obter nos próximos meses as certificações ocidentais, ampliando assim a capacidade de exportação do MS-21.

* Nota da redação: Embora na fuselagem esteja escrito MC-21, no alfabeto cirílico o C é equivalente ao S no alfabeto latino, utilizado pela maioria dos idiomas ocidentais, inclusive o português. Sendo assim, o nome literal do avião é MS-21.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/01/2022, às 18h00 - Atualizado às 19h45


Mais Notícias