Azul reportou aumento de dispensas médicas entre tripulantes
Alguns voos da Azul Linhas Aéreas já estão sendo reprogramados | Foto: Divulgação
O expressivo aumento de casos de covid-19 impulsionados pela variante ômicron e de influenza (H3N2) estão começando a afetar os voos domésticos em território brasileiro.
Na Azul Linhas Aéreas, o número de funcionários, incluindo tripulantes e equipes de solo, afastados por licença médica aumentou nos últimos dias. Em um comunicado interno assinado pelo presidente da companhia, John Rodgerson, e publicado pelo portal G1, “os próximos dias serão desafiadores para a operação como um todo” e que alguns ajustes já estão sendo feitos para enfrentar a situação.
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O portal também teve acesso a outro comunicado da empresa aérea, que mostra que pelo menos 15 voos tiveram redução no número de passageiros por conta da defasagem de tripulantes. Nas rotas com o Airbus A320-200N e com os modelos E1 e E2 da Embraer, a ocupação ficou limitada a cerca de 85% da capacidade total.
Em nota ao AERO Magazine, a Azul confirmou que alguns voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados e que os casos reportados foram integralmente de sintomas leves. A companhia ressaltou que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os passageiros impactados estão sendo notificados e reacomodados em outros voos.
O portal também buscou o posicionamento das principais concorrentes sobre o temor de novos casos de síndromes respiratórias. A Latam Airlines disse que “por enquanto, ainda não foi necessário alterar seus voos diante do aumento no número de casos de covid e de influenza” e que "todo passageiro com voo alterado pode sempre remarcar o seu voo sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso sem multa" .
Por sua vez, a Gol Linhas Aéreas informou que "houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança. Em relação a passageiros, os casos positivos reportados antes do embarque estão sendo tratados com três opções oferecidas aos passageiros: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais".
Marcel Cardoso
Publicado em 06/01/2022, às 09h50 - Atualizado às 11h09
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