AERO Magazine
Busca

Honra e memória

Novo avião da PF homenageia piloto que faleceu em acidente na Pampulha

Novo Cessna 208B Caravan da Polícia Federal foi batizado com as iniciais de Guilherme de Almeida Irber


Imagem Novo avião da PF homenageia piloto que faleceu em acidente na Pampulha

Prestes a receber um novo Cessna 208B Caravan, a Polícia Federal (PF), realizará mais uma homenagem ao agente e piloto Guilherme de Almeida Irber, falecido no dia 6 de março do ano passado, quando sofreu um acidente fatal voando o mesmo modelo no aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais.

Na ocasião, a aeronave, de matrícula PR-AAB, estava decolando do aeroporto para testes pós-manutenção, quando realizou uma curva à esquerda, descendo rapidamente até colidir contra o solo, sendo na sequência tomada pelas chamas.

O acidente resultou nas fatalidades dos dois policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José de Moraes Neto. Um terceiro tripulante, o mecânico de uma empresa terceirizada, Walter Luís Martins, foi socorrido, sendo o único sobrevivente.

Cessna Caravan polícia Federal
Marca no nariz do Caravan em homenagem ao Comandante Irber

O novo Caravan da PF ainda está na fábrica da Cessna, em Wichita, no estado americano do Kansas, e recebeu a matrícula PS-IRB (MSN 208B5846), sendo batizado de Cmte. Irber. Fontes próximas ao assunto disseram que o avião deve chegar em Brasília no dia 21 de fevereiro, onde participará de uma cerimônia especial de recebimento durante o mês de março. Ainda não foi confirmado se haverá outro avião para homenagear José de Moraes Neto.

Assim como os demais Caravan da PF, o avião conta com o novo padrão da corporação, com um cinza mais fosco, mas inclui novo painel com a suíte Garmin G1000 NXi, sistemas de comunicação e navegação, sistema de piloto automático, sistema “Standby” de Emergência, sistema de Transponder ADS-B, sistema de Aviso de Tráfego, sistema de Radar e Sistema Iridium de Rádio por Satélite.

Amante da aviação durante toda a sua vida, o agente Guilherme Irber formou-se no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi um dos fundadores do grupo BSB Spotter, que reúne fotógrafos apaixonados por aviação em Brasília. Na PF, o comandante Irber chegou a atuar no Cessna 208B Caravan e no Beechcraft B300 King Air 350i. 

Subordinado pelo Comando de Aviação (CAV), o Cessna C208 Caravan desempenha um papel fundamental na Polícia Federal (PF) do Brasil, utilizado principalmente para transporte de agentes, missões de vigilância, reconhecimento e operações contra o crime organizado. A PF utiliza essas aeronaves há pelo menos duas décadas, principalmente no combate ao tráfico de drogas e na fiscalização de fronteiras. 

Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/02/2025, às 14h33


Mais Notícias