AERO Magazine
Busca

No Amazonas

FAB e Polícia Federal interceptaram helicóptero com drogas

Helicóptero com cerca de 240 kg de drogas, vindo da Venezuela, foi interceptado pela FAB e pela Polícia Federal


A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk foram destacadas para interceptar um helicóptero vindo da Venezuela - Divulgação
A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk foram destacadas para interceptar um helicóptero vindo da Venezuela - Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou na última segunda-feira (09) um helicóptero que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. A aeronave, que veio da Venezuela, transportava cerca de 240 kg de drogas e foi detectada próximo a Manaus.

A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), que seguiu os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. A ação envolveu o uso de duas aeronaves A-29 Super Tucano, um helicóptero H-60 Black Hawk, e a cooperação da Polícia Federal (PF).

Após a interceptação, o helicóptero fez um pouso forçado em uma área de floresta, onde as autoridades apreenderam a carga de drogas. O piloto fugiu antes da chegada da PF. Esta ação faz parte da Operação Ostium, que tem como objetivo combater atividades ilícitas na fronteira aérea do Brasil.

fab
Imagens divulgadas mostram parte da carga apreendida pela FAB


O Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comae, disse que a operação é fundamental no combate ao narcotráfico e destacou a colaboração com a PF.

Nossa abordagem à soberania do espaço aéreo é completa, abrangendo desde a vigilância até as ações de apreensão no solo, especialmente na região de fronteira, sempre em cooperação com outros órgãos do Brasil e de países vizinhos. Essa é uma das principais competências que a FAB oferece ao Estado Brasileiro", segundo o militar.

Por Micael Rocha
Publicado em 11/09/2024, às 07h19


Mais Notícias