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HondaJet Elite II conclui testes em sistema de pouso autônomo de emergência

A Honda Aircraft concluiu os testes de certificação da FAA para o sistema Emergency Autoland no HondaJet Elite II


Hondajet
HondaJet Elite II deve se tornar o primeiro jato executivo bimotor muito leve equipado com sistema de pouso autônomo de emergência certificado pela FAA - Divulgação

A Honda Aircraft Company anunciou ontem (15), a conclusão bem-sucedida dos voos de certificação do sistema Emergency Autoland por reguladores norte-americanos no HondaJet Elite II, sob autorização de inspeção de tipo.

Segundo o fabricante, o resultado posiciona o modelo para se tornar o primeiro jato executivo bimotor ultraleve a incorporar o recurso de pouso autônomo de emergência.

Etapa final antes da certificação total

O resultado atesta que a aeronave e seus sistemas atendem a todos os requisitos de projeto e segurança da agência federal de aviação civil dos EUA, permitindo a avaliação final por pilotos de teste da autoridade norte-americana. Com os ensaios concluídos, o processo avança para a certificação completa e subsequente implementação do sistema.

Operação automática em situações críticas

O Emergency Autoland é projetado para assumir o controle total da aeronave em caso de incapacitação do piloto. O sistema transmite automaticamente um sinal de emergência ao controle de tráfego aéreo e executa os procedimentos necessários para navegar e pousar o avião de forma autônoma em um aeroporto adequado, garantindo a segurança de passageiros e aeronave.

Evolução tecnológica e foco em segurança

A implementação do EAL amplia o portfólio de automação do HondaJet Elite II, modelo que em 2024 já havia recebido certificação de seu autothrottle — sistema de controle automático de potência. 

Contexto e desenvolvimento

O programa do Emergency Autoland foi um dos primeiros lançamentos sob a liderança de Hideto Yamasaki, presidente e CEO da Honda Aircraft Company. O executivo destacou que o desenvolvimento do sistema é resultado de um esforço contínuo de engenharia e de um ciclo de testes rigorosos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/10/2025, às 15h34


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