AERO Magazine
Busca

Do tradicional ao inovador

Novo porta-aviões da França poderá ter novo sistema de catapulta dos EUA

Embarcação deverá receber moderno caça naval desevolvido na Europa


Futuro porta-aviões francês terá dimenssões bem superiores ao atual porta-aviões Charles de Gaulle  | Foto: Ministério da Defesa da França

O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda do sistema de catapultas eletromagnéticas (Emals, na sigla em inglês), bem como do novo sistema usado para segurar as aeronaves no pouso, chamado de Advanced Arresting Gear (AAG, na sigla em inglês), para a marinha da França.

A venda, se concretizada, vai custar valores na casa dos bilhões de dólares, pois além dos sistemas em si, um pacote de testes e certificação está incluso.

O acordo irá reforçar os laços ligados ao meio bélico entre os dois importantes países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Ambos sistemas são inovadores aos atuais que usam sistemas tradicionais a ar e meios hidráulicos para funcionarem. O próprio porta-aviões francês Charles de Gaulle e todos os norte-americanos da classe Nimitz ainda utilizam este sistema.

A inovação está sendo testada no novo porta-aviões da marinha dos EUA, o USS Gerald R. Ford, a embarcação abre uma nova classe de navio aeródromos, cujo leva o mesmo nome do referido ex-presidente dos EUA.

Na embarcação já foram realizados mais de 3.000 testes com lançamentos de aeronaves usando a catapulta eletromagnética Emals e o sistema de parada AAG.

Saiba Mais

A marinha francesa têm planos de construir um novo porta-aviões para substituir o atual Charles de Gaulle, a nova embarcação faz parte do programa porta-aviões de próxima geração (Pang, na sigla em inglês).

O novo navio terá propulsão nuclear, um comprimento de 300 metros e uma capacidade de deslocar 75.000 toneladas, contra 42.000 toneladas do Charles de Gaulle.

Fcas representa uma aeronave que poderá fazer frente aos projetos da China, Rússia e EUA | Foto: Divulgação

Entre as aeronaves que poderão ser empregadas está o Rafale M, versão naval do caça da Dassault, bem como o futuro caça Fcas, projeto multinacional europeu para a produção de um caça de alta tecnologia. Além disso, helicópteros e aviões de alerta aéreo antecipado E-2D.

A previsão é que o futuro porta-aviões da marinha francesa entre em operação apenas na próxima década.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 22/12/2021, às 11h35 - Atualizado às 14h39


Mais Notícias