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Primeira certificação sai até 2024

De Havilland e ZeroAvia vão desenvolver aeronave movida a hidrogênio

O modelo Dash 8-400 será o primeiro a receber os novos motores


Acordo ZeroAvia DeHavilland Canada

Acordo inclui opções para a aquisição de 50 motores sustentáveis | Foto: Divulgação.

A ZeroAvia e a De Havilland fizeram um Memorando de Entendimento (MOU) para desenvolver um programa de line-fit e retrofit para os modelos de aeronaves da De Havilland Canada, usando propulsão hidrogênio-elétrica em novas unidades e nas que estão atualmente em frota. Como parte do acordo, a fabricante canadense terá opções para comprar 50 motores sustentáveis.

As empresas pretendem trabalhar juntas no modelo Dash 8-400, oferecendo o motor hidrogênio-elétrico como uma opção de linha adequada para novas aeronaves, bem como o desenvolvimento de um programa de retrofit para aeronaves em operação. 

Este programa terá como alvo o uso do powertrain 2MW+ da ZeroAvia (ZA2000). Ela desenvolverá um demonstrador de voo utilizando um Dash 8-400 para ajudar na certificação e mostrar o potencial operacional e comercial do motor. A intenção é identificar uma rota adequada existente utilizando a aeronave e visar a entrada em serviço nos próximos cinco anos. 

A ZeroAvia espera pilotar uma aeronave de 19 assentos usando seu powertrain ZA600 nas próximas semanas em uma configuração híbrida (um motor convencional e um hidrogênio-elétrico) antes de fazê-lo utilizando motores integralmente movidos a hidrogênio em 2022, com certificação para até 2024. Para modelos de até 90 assentos, a previsão é para 2027.

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Marcel Cardoso
Publicado em 20/12/2021, às 13h25 - Atualizado às 13h32


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