AERO Magazine
Busca

Insistência na venda

Estados Unidos querem prosseguir com venda do F-35A para os Emirados Árabes

Restrições onerosas foram fatores para a possível desistência do país árabe


Caça de 5º geração têm obtido muitos acordos de vendas no exterior | Foto: USAF

O secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse nesta quarta-feira (15), em Kuala Lumpur, capital da Malásia, que os EUA estão prontos para prosseguir com o acordo de venda de armas para os Emirados Árabes Unidos, incluindo os 50 caças furtivos F-35A.

A fala do secretário Blinken acontece após alegações que os Emirados Árabes Unidos poderiam desistir da compra dos caças furtivos, isso porque o país árabe teria achado que os requisitos de segurança estabelecidos pelos Estados Unidos para proteger o caça de 5º geração era muito oneroso.

A informação foi publicada pelo The Wall Street Journal, alegando que um funcionário árabe, não identificado, teria dito que as restrições técnicas e operacionais exigidas pelo governo norte-americano fariam com que as autoridades do emirato reavaliassem a situação.

As conversas entre ambos os governos para a compra não só dos caças F-35, mas também do drone MQ-9B Raper, começaram ainda na gestão do ex-presidente Donald Trump.

Um passo importante sobre essa questão deverá acontecer o mais rápido possível, visto que, um encontro entre uma delegação militar norte-americana com militares árabes irá ocorrer nesta semana.

Vale ressaltar que os Emirados Árabes têm laços diplomáticos no meio da defesa com outros países, é o caso da França, com quem Abu Dhabi fechou um acordo de compra de 80 unidades do caça Rafale, o maior pedido exterior do caça da francesa Dassault.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 16/12/2021, às 10h15 - Atualizado às 10h44


Mais Notícias