Governo ucraniano emitiu uma nota explicando a história do Fantasma de Kiev e pediu para parem as Fake News
A Ucrânia desmentiu oficialmente a existência do Fantasma de Kiev (Ghost of Kiev, em inglês), o suposto aviador que teria decolado em um combate solitário contra a invasão russa.
Uma publicação feita na conta oficial do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia no Facebook, foi pedido que não sejam compartilhadas fake news.
Ainda foi comentado no post que o aviiador ucraniano, Stepan Tarabalka, morto em combate aéreo no dia 13 de março, não é o Fantasma de Kiev. Tarabalka recebeu uma medalha póstuma de herói da Ucrânia pelo presidente Volodymyr Zelensky, mas por seus feitos comprovados, não por uma suposta ação solitária e isolada.
A postagem oficial também relata que história do habilitoso piloto ucraniano é lenda de um super-herói nacional. Esse tipo de narrativa faz parte de uma construção social para eelvar o moral de tropas e cidadão, especialmente em guerras complexas.
"O fantasma de Kiev é uma lenda de super-herói, cuja figura foi criada por ucranianos! É mais uma imagem coletiva dos pilotos da 40ª Brigada de Aviação Tática da Força Aérea, que protege o céu da capital. Que de repente aparecem onde não são esperados", publicou.
A história deste caso foi publicada aqui na AERO Magazine e começou logo no nos primeiros dias guerra. Relatos tomaram a internet alegando que um piloto de MiG-29 abateu 40 aviões russos, sendo seis caças em um único dia. Todavia, henhuma comprovação da existência do aviador ucraniano foi publicada oficialmente pelo próprio governo do país.
Caso de fato existisse o Ghost of Kiev ele poderia ser considerado um Ás do século 21. Lembrando, Ás são pilotos que abatem um grande número de aeronaves em um determinado conflito. E poucos foram os casos recentes que alguém acumulou tantas vitórias.
Ao longo destes dois meses de conflitos a Rússia perdeu algumas aeronaves, em destaque caças de missões ar-solo e ar-ar. Obviamente, a Ucrânia também teve baixas em sua força aérea, sendo que maioria de seus aviões foram destruídos ainda em solo por ataques russos, confira a lista de perdas ambos.
A falta de caças na Ucrânia fez que o governo fizesse pedidos para a doação de aviões, a maioria de origem soviética, visando manter a sua capacidade de defesa. Contudo, tal questão ainda não foi decidida e é um tanto confusa. Um exemplo disto foi a confirmação dos Estados Unidos que Kiev recebeu mais aviões de combate. mas a própria Ucrânia negou tal afirmação .
Por André Magalhães
Publicado em 02/05/2022, às 18h49
+lidas