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De Orlando a Paragominas

Azul completa treze anos e assume liderança no interior do país

Empresa opera uma rede com 130 destinos, incluindo rotas subregionais e voos para os EUA e Portugal


Embraer E190 da Azul

Azul iniciou sua operação com uma frota composta exclusivamente por modelos E-Jet da Embraer | Foto: Divulgação.

A Azul completou hoje (15) treze anos de operação e alcançou a histórica marca de 130 destinos atendidos, sendo quinze deles inaugurados neste ano: Comandatuba, Canela, Vacaria, Erechim, Alegrete, Santa Rosa, São Borja, Santa Cruz do Sul, Bagé, Patos, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Guanambi, Paragominas e Tucuruí.

A companhia se destacou no mercado brasileiro por investir em uma operação regional, explorando especialmente pequenas cidades do interior do país. A nova investida da Azul no interior ocorreu após a compra da TwoFlex, passando operar uma frota de Cessna Caravan, explorando o chamado sub-regional, localidades com pequena demanda, mas com potencial de crescimento e que ajudam a abastecer rotas regionais e domésticas. A operação com o Caravan ainda permite criar uma cultura do transporte aéreo, favorecendo o fomento de demanda para aeronaves maiores, como os ATR72.

“Essa ampla malha comprova o nosso objetivo de estar presentes em todos os cantos do Brasil nesses últimos 13 anos e vamos continuar essa expansão para ainda mais cidades brasileiras”, comentou John Rodgerson, presidente da Azul.

A Azul ganhou atenção do público brasileiro, assim como do mercado, ao se tornar a primeira companhia aérea nacional a voar com os aviões da família E-Jet da Embraer. Ainda que desenvolvidos para o mercado regional, os E-Jet passaram a voar em rotas troncais, oferecendo um novo conceito na aviação doméstica no Brasil, com maior oferta de horários. O uso de aeronaves com grande capacidade de assentos era um padrão no mercado, permitindo atender diversas rotas com um pequeno número de voos, mas grande oferta de assentos. Um dos diferenciais foi oferecer basicamente a mesma capacidade de assentos dos concorrentes, mas diluídos em uma maior frequência de horários, visto a menor oferta de lugares nos E190.

Ao longo dos últimos anos a Azul ainda inaugurou voos para o exterior, com destaque para os Estados Unidos e Portugal, destinos com grande apelo no turismo e no negócios brasileiro. Além disso, a companhia ainda foi um dos clientes de lançamento dos Airbus A330neo, que no futuro deverão voar em conjunto com os Airbus A350.

Recentemente a Azul ainda inaugurou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, o maior hangar da América Latina, superando o recorde de quatro décadas do hangar da extinta Varig, no Rio de Janeiro.

A Azul anunciou, em nota, que deverá oferecer um aumento de 30% no número de rotas para atender a alta temporada de verão que começa na próxima semana. As operações vão partir de diversas cidades do Brasil com destino às cidades favoritas para passar as férias de verão, incluindo praias paradisíacas do Nordeste, como Jericoacoara, Noronha, Porto Seguro, Maceió, Natal, Rota das Emoções, além da Serra Gaúcha, por exemplo.

“Tivemos um ano forte de retomada. Sabíamos que quando a vacina fosse disponibilizada em maior quantidade, o brasileiro ia correr para se proteger, pois essa é a cultura aqui dentro do Brasil”, ressaltou Rodgerson.

A Azul também comemora a volta de suas rotas internacionais, com a retomada gradual das frequências para os Estados Unidos, Portugal e Uruguai. A operação para  o aeroporto de Fort Laudardale, na Flórida, já é diária a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas. No dia primeiro de dezembro, foi retomada a operação para Orlando, um dos destinos mais populares entre turistas brasileiro, com seis operações semanais, também partindo de Campinas.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/12/2021, às 16h50 - Atualizado às 17h38


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