AERO Magazine
Busca

Tecnologia

Ministério da Defesa discute uso de tecnologias quânticas para segurança nacional e avanços civis no Brasil

Defesa e MCTI discutem aplicações de tecnologias quânticas para segurança e inovação no Brasil, com foco em independência tecnológica


Reunião apresentou avanços da Iniciativa Brasileira para Tecnologias Quânticas e reforçou cooperação entre os ministérios - Ministério da Defesa
Reunião apresentou avanços da Iniciativa Brasileira para Tecnologias Quânticas e reforçou cooperação entre os ministérios - Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação discutiram os avanços da Iniciativa Brasileira para Tecnologias Quânticas (IBQuântica) e suas possíveis aplicações na área de Defesa Nacional.

A reunião ocorreu na última sexta-feira (4), no Ministério da Defesa, com participação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decti) e do Departamento de Programas de Inovação (Depin).

O encontro abordou os resultados da iniciativa e reforçou a cooperação entre os órgãos para o desenvolvimento de projetos com foco em tecnologias consideradas críticas para o Brasil. Segundo o diretor do Decti, o contra-almirante Charles Wilson Gomes Conti, o estreitamento de laços entre as pastas é essencial para a criação de soluções estratégicas. "Além de abrir espaço para futuros trabalhos nas demais tecnologias críticas e nas áreas de interesse para a Defesa Nacional", completou.

Tecnologias quânticas para segurança e inovação

Durante a reunião, foram apresentados exemplos de aplicações das tecnologias quânticas em cenários de guerra, como radares para detectar aeronaves camufladas, criptografia para comunicações seguras e o uso de computadores quânticos no desenvolvimento de novos materiais.

No campo civil, as aplicações incluem biossensores e dispositivos de imagem quântica para diagnóstico precoce de doenças complexas, criptografia para transações financeiras seguras e o desenvolvimento de internet quântica.

IBQuântica busca independência tecnológica

A IBQuântica tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento nacional no setor quântico e reduzir a dependência tecnológica do Brasil. As diretrizes da iniciativa são definidas por um grupo de trabalho e estão alinhadas com os objetivos estratégicos do país em áreas como segurança cibernética, transformação digital e semicondutores.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/07/2025, às 16h00


Mais Notícias