AERO Magazine
Busca

Revés no oriente

Emirados Árabes podem cancelar compra de 50 caças furtivos F-35A

Pedidos rigorosos para segurança dos caças contra espionagem são um dos motivos


Emirados Árabes Unidos já operam caças norte-americanos F-16 Fighting Falcon | Foto: USAF

Os Emirados Árabes Unidos podem abandonar a compra de 50 caças furtivos F-35A, de acordo com o site The Wall Street Journal, o país árabe teria achado que os requisitos de segurança estabelecidos pelos Estados Unidos para proteger o caça de quinta geração, contra espionagens chinesas, são muito onenoros.

O possível cancelamento ainda inclui as aeronaves não tripuladas (UAV, na sigla em inglês) MQ-9B Raper.

“Os Emirados Árabes Unidos informaram aos EUA que suspenderão as negociações para adquirir o F-35”, disse um funcionário dos Emirados Árabes Unidos. “Requisitos técnicos, restrições operacionais soberanas e a análise de custo / benefício levaram à reavaliação”, publicou o The Wall Street.

Contudo, não é possível confirmar no momento que dê fato que ocorra essa saída dos Emirados, até porque, uma visita oficial de uma delegação militar norte-americana vai ocorrer nesta quarta-feira, no país árabe.

O jornal ainda informou que um funcionário, não identificado, disse que "os Estados Unidos continuam sendo o fornecedor preferido dos Emirados para requisitos de defesa avançada".

O F-35 tem obitido muitos acordos de vendas, sendo o último com a Finlândia | Foto: Divulgação

No entanto, até o momento, não houve um anúncio oficial por parte de ambos os governos envolvidos.

Vale ressaltar que os Emirados Árabes têm laços diplomáticos no meio da defesa com outros países, é o caso da França, com quem Abu Dhabi fechou um acordo de compra de 80 unidades do caça Rafale, o maior pedido exterior do caça do fabricante Dassault.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 15/12/2021, às 10h00 - Atualizado em 16/12/2021, às 09h52


Mais Notícias