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Instrução aérea

Novo avião de treinamento da Tecnam oferece ampla tecnologia

P-Mentor traz suíte de aviônicos avançada, aerodinâmica atualizada e conceitos de segurança inéditos na categoria


P-Mentor é equipado com motor Rotax 912iSc3 que pode ser abastecido com gasolina automotiva - Divulgação
P-Mentor é equipado com motor Rotax 912iSc3 que pode ser abastecido com gasolina automotiva - Divulgação

A Tecnam anunciou um novo treinador básico, voltado tanto para instrução primária quanto para voos por instrumentos. O avião de dois lugares lado a lado, batizado de P-Mentor, trás uma aerodinâmica avançada, construção em materiais compostos e sofisticada aviônica.

O P-Mentor cota com velocidade de cruzeiro de 117 nós (KTAS) e estol sem flap de 44 nós (KCAS). A altitude máxima operacional é de 13.000 pés, com razão de subida na ordem de 750 pés por minuto. O alcance máximo é de 730 nm (1.352 km).

Um dos destaques do projeto é seu peso vazio, de apenas 430 kg e peso máximo de decolagem de 720 kg.

Garmin G3X Tecnam P-Mentor
Uso da suíte de aviônicos Garmin G3X oferece recursos para instrução básica e permite realizar voos IFR

O motor Rotax 912iSc3 oferece 100 hp e está acoplado a uma hélice de passo fixo MTV-21A/180-51. Segundo dados de divulgação, o consumo médio é de 14 litros/hora, podendo ser abastecido com gasolina de aviação ou mesmo automotiva.

A bordo os pilotos contam com a suíte de aviônicos Garmin G3X, ideal para o treinamento básico e também para voos por instrumentos em escolas, oferecendo um pacote de recursos amplo e com custos mais baixos quando comparado ao G1000, por exemplo. O G3X apresenta em suas amplas telas detalhes do terreno com visão sintética, posição de tráfego conhecido, meteorologia (dependendo de dados de estações de radar em solo), rádio integrado, entre outros.

Tecnam P-Mentor
Alcance máximo do P-Mentor é de 1.350 km e consumo é na ordem de 14 litros por hora

A suíte de aviônicos escolhida pela Tecnam se destaca por oferecer um pacote completo de recursos ideais tanto para um aluno iniciante, que tem acesso aos recursos mais atuais existentes na aviação civil, assim como para quem está realizando voos e navegações IFR.

As asas foram desenvolvidas utilizando uma aerodinâmica avançada, construídas em fibra de carbono e ligas de alumínio avançadas e acomodam o tanque de combustível de até 130 litros. A estrutura do cockpit conta com barras de aço de elevada resistência, dando maior segurança aos ocupantes em caso de pouso de emergência ou acidente. Já a fuselagem é revestida em fibra de vidro reforçada com polímeros, dando resistência e permitindo adotar um melhor formato aerodinâmico.

Como opcionais o P-Mentor oferece paraquedas BRS e sistema que simula as aeronaves com trem de pouso retrátil.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/04/2022, às 13h15


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