Steve Parker é efetivado como CEO da divisão de defesa, Jay Malave assume como CFO e Brian West passa a atuar como conselheiro sênior
A Boeing anunciou na terça-feira (2) uma reestruturação em sua alta liderança, com a nomeação de Steve Parker como presidente e CEO da divisão de Defesa, Espaço e Segurança (BDS), Jay Malave como vice-presidente executivo e diretor financeiro (CFO) a partir de 15 de agosto, e Brian West passando a atuar como conselheiro sênior.
As mudanças ocorrem em um momento estratégico para a Boeing, que busca fortalecer a gestão, acelerar a recuperação financeira e consolidar avanços em segurança e qualidade em suas operações globais. A reestruturação também visa preparar a empresa para desafios no setor aeroespacial e atender às demandas de clientes governamentais e comerciais.
Com 37 anos de experiência na Boeing, Parker atuava como líder interino da unidade desde setembro de 2024, após a saída de Ted Colbert devido ao desempenho financeiro insatisfatório do setor.
Segundo o CEO da Boeing, Kelly Ortberg, o executivo contribuiu para estabilizar as operações, aprimorar a execução de programas e fortalecer o relacionamento com clientes governamentais e de defesa.
“Com experiência comprovada em manufatura e gestão de programas, além do foco no desenvolvimento de pessoas e na construção de uma cultura sólida, Steve é um líder que exemplifica o melhor da Boeing”, destacou Ortberg.
Parker passa a integrar o conselho executivo e comandará todas as operações do BDS, responsável por fornecer tecnologia e soluções para defesa, espaço e inteligência em nível global. Antes de assumir o novo cargo, o executivo também liderou equipes responsáveis pela produção de bombardeiros, caças e sistemas de elevação vertical.
Outra mudança envolve Jay Malave, que assumirá em 15 de agosto como vice-presidente executivo e diretor financeiro (CFO). Malave era CFO da Lockheed Martin e, anteriormente, ocupou funções semelhantes na L3Harris Technologies e na United Technologies, onde foi CFO da Carrier Corp. e da UTC Aerospace Systems (atual Collins Aerospace). Na Boeing, ele será responsável pela estratégia financeira, planejamento de longo prazo, relações com investidores, tesouraria e auditoria, além de integrar o conselho executivo.
Já Brian West, atual CFO da Boeing, passará a atuar como conselheiro sênior para auxiliar na transição. West esteve no cargo por quatro anos e liderou a empresa durante um período de recuperação financeira, incluindo uma captação de capital histórica no ano passado.
As alterações na liderança refletem os esforços da Boeing para reforçar a governança e acelerar a recuperação operacional em um momento de intensos desafios no setor aeroespacial. Com as novas nomeações, o obejtivo é consolidar sua posição global nas áreas de aviação comercial, defesa e espaço, além de atender às demandas de clientes e agências reguladoras ao redor do mundo.
Redação
Publicado em 03/07/2025, às 15h20
+lidas