Boeing mantém conversas preliminares com interessados em novas unidades do C-17, cuja produção foi encerrada há 10 anosA Boeing confirmou durante o Paris Air Show 2025 que está em estágios iniciais de discussão sobre a possível retomada da produção do C-17 Globemaster III, cuja fabricação foi encerrada em 2015. As conversas ainda são preliminares e não há cronograma definido para u
A Boeing confirmou recentemente que está em estágios iniciais de discussão sobre a possível retomada da produção do C-17 Globemaster III, cuja fabricação foi encerrada em 2015. As conversas ainda são preliminares e não há cronograma definido para uma decisão.
Segundo fontes da Boeing, há interesse de diversos países na aquisição de novas unidades do C-17. Não há estudos para o desenvolvimento de um substituto, o que torna a retomada da produção a alternativa mais viável caso a demanda se confirme.
A linha de produção do C-17, localizada em Long Beach, Califórnia, foi desativada em novembro de 2015 após a entrega de 279 aeronaves. Desde então, a Boeing mantém programas de suporte logístico e sustentação para as frotas operacionais, mas não realiza fabricação do cargueiro.
A retomada da produção é tecnicamente possível; contudo, as tratativas permanecem restritas a uma fase inicial de análise de viabilidade. A Boeing não divulgou projeções financeiras, metas de desempenho nem um possível calendário para reinício da fabricação.
De acordo com a imprensa internacional, Índia, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Catar e Reino Unido manifestaram interesse em adquirir mais unidades do C-17, geralmente na mesma versão já operada, sem modernizações ou alterações. Uma eventual versão aperfeiçoada adicionaria custo e tempo adicional, exigindo uma nova certificação.
O C-17 Globemaster III é uma aeronave de transporte militar projetada para missões de carga estratégica e logística aérea de curto, médio e longo alcance. Com capacidade para transportar até 77.500 quilos de carga paga e peso máximo de decolagem de 265.000 quilos, o modelo segue sem rivais diretos no mercado. O Airbus A400M, ainda em produção, é o concorrente mais próximo, com carga útil de 37.000 quilos, menos da metade do C-17.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/07/2025, às 16h00
+lidas