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Avião chinês C909 faz primeiro voo internacional e mira o mercado global

Comac C909 realiza primeira viagem internacional e faz parte da estratégia de Pequim para ampliar sua presença na aviação comercial


Jato C909, fabricado pela COMAC, faz estreia internacional com rota direta Hohhot–Ulaanbaatar, transporte 24 milhões de passageiros em nove anos e mira expansão global - Comac
Jato C909, fabricado pela COMAC, faz estreia internacional com rota direta Hohhot–Ulaanbaatar, transporte 24 milhões de passageiros em nove anos e mira expansão global - Comac

O avião regional chinês C909, anteriormente conhecido como ARJ21, realizou na terça-feira (1º) seu primeiro voo internacional, ligando a China à Mongólia. A aeronave partiu do Aeroporto Internacional Baita, em Höh Hot, capital da província chinesa da Mongólia Interior, e pousou em Ulaanbaatar, capital da Mongólia.

Com 74 passageiros a bordo, o voo foi recebido com o tradicional batismo com água no destino. A aeronave, registrada como B‑605U e fabricada em junho de 2020, está configurada para 90 assentos em classe econômica no layout 2‑3.

O C909 entrou em operação comercial em 28 de junho de 2016 pela Chengdu Airlines, então com o nome ARJ21, no voo inaugural entre Chengdu e Xangai. Em novembro de 2024, foi oficialmente renomeado para C909, alinhando-se à nomenclatura atual da Comac, que inclui o C919 e o C929.

Segundo a Comac, desde o lançamento foram entregues 166 unidades do C909, que já transportaram cerca de 24 milhões de passageiros em mais de 700 rotas. Em Xinjiang, 22 aeronaves operam em 120 rotas e transportaram 1,3 milhão de passageiros desde junho de 2023.

Em junho deste ano, foram lançados quatro voos diários entre Kashgar – na parte ocidental da Região Autônoma Uigur de Sinquião – e Yining, no noroeste da China, visando atender à alta demanda do turismo interno.

Atualmente, existem ao menos 149 unidades do C909 em operação ativa e 380 aguardando entrega. Entre os principais operadores estão Air China, Chengdu Airlines, China Eastern, China Southern, Shantou Airlines, China Express, Genghis Khan Airlines, Jiangxi Airlines e a indonésia TransNusa.

O desenvolvimento do C909 faz parte da estratégia da Comac de ampliar a participação da indústria aeronáutica chinesa no mercado interno, considerado hoje o com maior potencial no mundo. A estratégia inclui ainda o avião de fuselagem estreita C919, que já transportou um milhão de passageiros desde sua estreia comercial em 2022.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/07/2025, às 09h20


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