AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Edgewing promete revolucionar caças de próxima geração

Joint venture entre Reino Unido, Itália e Japão será responsável pelo desenvolvimento de novos caças de próxima geração


Edgewing liderará o Global Combat Air Programme com foco em aeronaves de combate de última geração - BAE System
Edgewing liderará o Global Combat Air Programme com foco em aeronaves de combate de última geração - BAE System

A joint venture Edgewing, formada pela britânica BAE Systems , a italiana Leonardo e Japan Aircraft Industrial Enhancement, foi oficialmente lançada para liderar o desenvolvimento das futuras aeronaves de combate do Global Combat Air Programme (GCAP). A nova empresa será responsável pelo projeto, desenvolvimento e gestão de toda a vida útil das aeronaves, cuja operação está prevista até além de 2070.

Com sede no Reino Unido e equipes distribuídas nos três países parceiros, a Edgewing terá papel central no cumprimento da meta de entrada em serviço das aeronaves até 2035. A iniciativa estabelece um novo modelo de parceria industrial trilateral entre Europa e Ásia, visando integração tecnológica e fortalecimento de cadeias de suprimentos estratégicas.

Marco Zoff, ex-diretor da Leonardo Aircraft Division, assume como CEO da Edgewing. Segundo ele, o consórcio reunirá competências em engenharia, inovação e produção para entregar um sistema aéreo de combate de última geração.

"Ao unir os pontos fortes de nossos talentos no Reino Unido, na Itália e no Japão, não estamos apenas entregando um sistema de combate aéreo de última geração, mas também pretendemos estabelecer um novo padrão global de parceria, inovação e confiança", disse Zoff. 

O executivo ainda destacou ainda que a colaboração busca aprimorar as cadeias de suprimento e a transferência de tecnologia entre as nações, deixando um legado de segurança e prosperidade para as próximas gerações.

A Organização Governamental Internacional para o GCAP (GIGO) reforçou a importância da parceria para o avanço do programa, classificando o lançamento da Edgewing como um marco no desenvolvimento conjunto de capacidades aéreas soberanas.

"Estou confiante de que juntos podemos estabelecer um novo modelo de parceria que promoverá a integração internacional, a confiança mútua e um compromisso compartilhado com o nosso futuro", disse Masami Oka, diretor executivo da Organização Governamental Internacional para o GCAP.

O GCAP é considerado estratégico pelos três países para a segurança e economia. O programa pretende consolidar um sistema de defesa aérea de alta capacidade e fomentar o desenvolvimento de tecnologias críticas, fortalecendo a indústria aeroespacial global e garantindo tecnológia de ponta até o fim do século.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/07/2025, às 14h00


Mais Notícias