AERO Magazine
Busca

Mercado aquecido

Venda de aviões executivos usados cresceu no primeiro trimestre de 2022

Primeiro trimestre de 2022 registrou alta na demanda por aeronaves executivas usadas em todo o mundo


Atualmente menos de 3,1% da frota ativa no mundo está disponível para a venda - Divulgação
Atualmente menos de 3,1% da frota ativa no mundo está disponível para a venda - Divulgação

O mercado de aeronaves de negócios usadas estabeleceu um novo recorde de demanda no primeiro trimestre de 2022, com alta nas vendas e melhora no cenário global.

Segundo dados do relatório da Asset Insight AI2 Marketing, a frota disponível para venda no dia 31 de março representava apenas 3,1% do total de aeronaves ativas. O valor representa um aumento significativo da demanda, especialmente por novos operadores da aviação de negócios.

A crise sanitária, iniciada em março de 2020, levou diversos clientes de primeira classe da aviação comercial, inclusive pessoas físicas, a optarem por adquirirem aeronaves executivas. Entre os principais motivos estão a disponibilidade imediata de voos, atrelado a uma malha aérea virtualmente ilimitada, assim como maior privacidade e segurança sanitária.

“Dois anos atrás, quando encaminhávamos para a pandemia de covid-19, ninguém previu o ambiente de compras frenético que continuamos experimentando. Vinte e quatro meses depois o mercado de aeronaves executivas usadas atingiu taxas de transação recordes e um nível de estoque baixo”, comentou Tony Kioussis, presidente da Asset Insight.

Como esperado, baseado na lei da oferta e demanda, o preço de aeronaves usadas teve alta de 14% no primeiro trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Proprietários que estavam renovando a frota ou apenas se desfazendo de ativos tiveram uma boa oportunidade de vendas, com negócios ocorrendo de forma quase automática. “Modelos recentes podem nem precisar serem listados para garantir uma venda”, afirma Kioussis.

O Relatório de Mercado AI2 do primeiro trimestre de 2022 abrangeu um total de 698 aeronaves listadas para venda, sendo 134 modelos de aviões e os demais sendo helicópteros.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/04/2022, às 15h22


Mais Notícias