Melhorias adotadas pela Gulfstream no G280 tornam o modelo mais competitivo no segmento de super médios
A Gulfstream anunciou que continua investindo no G280 seu jato super médio, que recebeu melhorias no conforto a bordo, incluindo menor altitude de cabine. O modelo de entrada da família Gulfstream é um dos principais competidores do segmento, disputando o mercado com os Bombardier Challenger e Embraer Praetor.
Um dos destaques da atualização é a nova altitude de cabine, que reduziu de 1.829 metros (6.000 pés) para 1.463 metros (4.800 pés) quando voando em altitude de cruzeiro de 40.000 pés.
Outra mudança foi a adoção de novas luzes Led externas, melhorando a iluminação e reduzindo os custos de manutenção. As novas luzes reforçam a segurança da aeronave por meio de maior visibilidade em voo e durante as operações terrestres.
Agora o avião pode ser equipado com o sistema de ionização do ar, que aumenta a neutralização de patógenos e alergenos, além de reduzir odores internos.
No cockpit algumas melhorias foram adicionadas, como a atualização dos aviônicos para o padrão V3.6.1, que inclui sistema meteorológico em tempo real SiriusXM. Aliás, agora é possível obter informações meteorológicas incluindo windshear. Também está disponível cartas de voo eletrônicas, sistema paperless de cabine, sistema de gerenciamento de superfície (SMS) que alertam sobre riscos em solo, incluindo alertas visuais e sonoros. O G280 é, por ora, o único avião da categoria que pemite alguns operadores despachar ou iniciar a aproximação por instrumentos em condições de baixa visibilidade abaixo dos mínimos publicados.
Por fim, o G280 é certificado para aproximação íngreme (steep approach), permitindo operar em aeroportos restritos ou mesmo em terminais com restrições sonoras, como London City.
“O ano passado marcou um ano recorde de vendas para o G280, validando que nosso investimento contínuo foi bem recebido”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.
Ao longo de 2021 a Gulfstream entregou 16 unidades do G280, um dos melhores anos no total de entregas do modelo, que ficou logo atrás do Embraer Praetor 600, com dezessete entregas. O segmento de super médios continua aquecido em todo o mundo, com especial competitividade entre os principais fabricantes da aviação executiva. O G280 embora seja o menor modelo da família Gulfstream, mantém a capacidade do fabricante em disputar um dos mais importantes mercados da aviação de negócios.
A altitude de cabine aprimorada e as luzes LED estarão disponíveis nos novos G280s em meados de 2023 e para clientes existentes como um retrofit opcional.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/03/2022, às 14h58
+lidas