Esquadrilha da Fumaça anuncia novas demonstrações, a presença do time brasileiro no exterior já é tradicional
A Esquadrilha da Fumaça anunciou mais uma rodada de demonstrações. Depois de três recentes apresentações no estado de São Paulo, o time irá se apresentar nos estados brasileiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, bem como no exterior: em Santiago, Chile.
Na agenda divulgada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA- nome oficial do time), as demonstrações começam nas cidade de Joinville (SC), Florianópolis (SC) e Tubarão (SC), entre os dias 26 e 28 de março.
Após essas apresentações, os sete A-29 Super Tucano do EDA partem para shows aéreos em Porto Alegre (RS) e Charqueadas (RS), entre os dias 29 e 30.
Após o retorno às demonstrações no interior paulista, seguiremos em direção ao Chile, passando por algumas cidades da região Sul! No total, serão 10 demonstrações no período. Em breve, mais detalhes.
— Esquadrilha da Fumaça (@eda_oficial) March 13, 2022
Fumaça... Já! pic.twitter.com/hK5e86gm0x
Após, o time de Força Aérea Brasileira parte para Santiago, no Chile, onde irá permanecer entre os dias 5 a 9 de abril. A fumaça fará shows na Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE) – o evento aeronáutico de maior relevância na América Latina.
A Esquadrilha da Fumaça já tem tradição de participar da FIDAE que acontece a cada dois anos na capital chilena. Contudo, devido à pandemia o evento ficou sem a edição de 2020.
Ainda por conta da crise sanitária, as apresentações do EDA foram canceladas nos últimos dois anos. Apenas em ocasisões especiais o esquadrão participou, por exemplo, no Dia da Independência na cidade de Brasília e em outros eventos militares.
Em 14 de maio de 2022, a Esquadrilha da Fumaça completa 70 anos de história. A equipe brasileira voou com icônicas aeronaves como: T-6 Texan, Fougar Magister, T-25 Universal, T-27 Tucano e desde 2015, o A-29 Super Tucano.
O Esquadrão já realizou milhares de apresentações não apenas pelo Brasil, mas também pelo mundo. Países como: Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá, França e outros já receberam a fumaça.
Por André Magalhães
Publicado em 14/03/2022, às 20h05
+lidas