AERO Magazine
Busca

Aviação Executiva

Jato de negócios realiza testes em ambiente extremamente frio

Dassault Falcon 6X está no Canadá para validar sua capacidade de operar mesmo com temperaturas abaixo de -40˚C


Falcon 6X durante testes em clima frio no Canadá

Falcon 6X ainda deverá realizar nos próximos dias mais testes em clima severo | Foto: Divulgação

A Dassault conduziu uma série de testes em clima extremamente frio com o Falcon 6X, que está em fase avançada da campanha de certificação. A aeronave realizou dois ensaios com temperaturas negativas, onde foram conduzidos procedimentos para garantir o correto funcionamento de todos os sistemas mesmo em ambiente extremo.

Os testes foram realizados em Iqaluit, no norte do Canadá, envolvendo a terceira aeronave de testes da Dassault. O avião viajou do centro de testes do fabricante francês em Istres, perto de Marselha, para o Canadá.

A sequência de teste incluiu um procedimento de aquecimento da aeronave, inicialização dos sistemas básicos, sequências de partida do APU e dos motores, avaliação do desempenho do sistema de circulação de ar e verificações dos sistemas de fluidos hidráulicos. Os ensaios foram realizados após a aeronave permanecer durante uma noite toda exposta aos ventos frios e elevada úmida, dentro dos parâmetros reais de operação.

A aeronave ainda realizou voos locais para simular operações completas em condições de baixa temperatura. Segundo a Dassault todos os sistemas do Falcon 6X apresentaram o desempenho esperado durante os testes. A expectativa é agora realizar a segunda fase dos testes, que envolvem avaliações com temperaturas abaixo dos -40˚C, permitindo avaliar a capacidade do avião em operar em qualquer ambiente.

A complexidade do ensaio exigiu a participação de doze técnicos da Dassault, além dos dois pilotos de provas, que foram responsáveis por toda a condução dos testes.

A expectativa é que o novo Falcon 6X seja certificado na Europa e Estados Unidos em meados de 2022, com as entregas aos primeiros clientes ocorrendo em seguida.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/12/2021, às 14h00 - Atualizado às 15h13


Mais Notícias