A Lao Airlines, companhia aérea do Laos, recebeu seu primeiro Comac C909, de fabricação chinesa
A Lao Airlines, companhia aérea Laos, recebeu na última segunda-feira (31), o seu primeiro Comac C909, tornando-se a mais nova operadora internacional do avião regional fabricado na China.
A aeronave, registrada como RDPL-34229, foi adquirida em regime de leasing diretamente do fabricante estatal. Ela stá configurada em uma única classe com capacidade para noventa passageiros. A aprovação regulatória para operações comerciais no país asiático ocorreu pouco mais de uma semana antes da entrega.
A entrega representa um passo estratégico para a expansão internacional da Comac, que busca consolidar sua presença no mercado global de aviação regional. A Lao Airlines será a segunda operadora asiática a utilizar o modelo, seguindo a TransNusa Airlines, da Indonésia. A low cost Vietjet, do Vietnã, também estuda operar a aeronave por meio de leasing, aguardando aprovação regulatória.
View this post on Instagram
Nos primeiros voos comerciais, previstos para acontecer no próximo dia 12 de abril, a aeronave será operada por tripulação de voo chinesa, enquanto a tripulação de cabine será composta por funcionários da aérea do Laos.
Já foram fabricados mais de cem C909 até o momento e há pedidos para mais 360. Os maiores operadores são a Air China e a Chengdu Airlines, ambas com cerca de trinta unidades cada.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/04/2025, às 10h21
+lidas