A Comac está desenvolvendo um novo widebody que fará concorrência com os maiores aviões da Boeing e da Airbus
A Commercial Aviation Corporation of China (Comac) está desenvolvendo uma nova aeronave de fuselagem larga, denominada provisoriamente de C939. Este modelo está sendo projetado para competir diretamente com o Boeing 777 e o Airbus A350.
Com uma capacidade de transporte de cerca de quatrocentos passageiros e um alcance de 7.000 milhas náuticas (13.000 km), o C939 pode se tornar o maior avião na gama de produtos do fabricante chinês.
Segundo informações do jornal South China Morning Post, citando fontes anônimas dentro da Comac, a equipe baseada em Xangai já iniciou o trabalho nos conceitos preliminares de design do C939, mas o modelo irá demorar para realmente sair do papel.
A empresa já lançou o ARJ21 em 2016 e o narrowbody C919 em 2023, que visa competir com o Airbus A320 e o Boeing 737. Desde seu lançamento, o C919 já acumulou quase 1.000 pedidos firmes e outros setecentos opcionais, demonstrando um forte interesse do mercado.
Além do C939, o fabricante também está trabalhando no C929, um widebody menor projetado para competir com o Boeing 787 e o Airbus A330. Originalmente uma colaboração com o fabricante russo United Aircraft, a Comac assumiu o projeto solo após o rompimento da parceria devido à invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.
O C929 é projetado para oferecer um alcance de 6.480 milhas náuticas (12.000 km) e capacidade para aproximadamente 280 assentos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/05/2024, às 14h48
+lidas