AERO Magazine
Busca

Aumento de frota

Mais dois Gripen desembarcam no Brasil neste fim de semana

Com a chegada de mais dois aviões neste fim de semana, agora serão quatro caças F-39E Gripen com capacidade operacional no país


Brasil receberá mais dois caças Gripen E de série - Divulgação
Brasil receberá mais dois caças Gripen E de série - Divulgação

Mais dois caças Gripen F-39 estão chegando ao Brasil. Os aviões estão embarcados no navio mercante de bandeira holandesa Minervagracht, que tem como destino o porto de Navegantes, Santa Catarina.

A informação foi divulgada pelo shipspotting_itajaí, onde foi relatada a previsão de chegada da embarcação hoje (24). De acordo com a Portonave, que administra o porto da cidade catarinense, o navio deverá efetivamente atracar no dia 25.

O envio de mais duas unidades do Gripen era esperado para ocorrer neste ano. Em abril, foram enviados os dois primeiros F-39 de produção seriada.

o desembarque será similar aos já realizados, com a retirada dos aviões, seguido do reboque via terrestre até o aeroporto Ministro Victor Konder. Após alguns testes de motores e demais sistemas, os caças serão liberados para decolar para Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde está o centro de desenvolvimento da Saab para o Programa Gripen.

No interior paulista os Gripen irão se juntar aos dois que estão realizando uma extensa bateria de testes para obter a certificação militar. É esperado que entre novembro e dezembro os quatro caças sejam enviados para a base aérea de Anápolis, em Goiás, onde vão passar a maior parte de sua vida operacional.

Saiba Mais...

Neste ano foram anunciadas algumas novidades e mudanças em relação o projeto Gripen dentro da FAB. A primeira delas foi a adição de mais quatro caças ao primeiro lote, passando de 36 para 40.

Outro ponto foi a mudança da opção de montagem dos F-39F, versão biposta, que será feita agora na Suécia, sob alegação de reduzir os custos e riscos. A contraparte é que a mudança permitirá que mais unidades da versão monoposta, F-39E, poderão ser produzidas no Brasil. Todavia, a FAB ou a Saab não confirmaram os números.

Por fim, foi divulgado que a negociação para um segundo lote, de 26 aviões, já está em andamento entre a FAB e a Saab.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 24/09/2022, às 14h10


Mais Notícias