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Nova era da defesa aérea

Caças Gripen F-39E realizam o primeiro voo no Brasil

Gripen F-39E partiram de Navegantes (SC) e tiveram como destino a unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP)


Caças foram comandados por dois pilotos da FAB - Saab / Divulgação
Caças foram comandados por dois pilotos da FAB - Saab / Divulgação

Os caças Gripen F-39E da Força Aérea Brasileira (FAB), os dois primeiros de produção em série, decolaram nesta quarta-feira (6) do Aeroporto de Navegantes (SC), por volta das 15h e e tiveram como destino o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

 O primeiro voo dos caças no espaço aéreo brasileiro durou aproximadamente 50 minutos e ocorreu como o planejado.

Os caças (FAB 4101 e FAB 4102) foram comandados pelos pilotos da FAB, Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos – ambos realizaram treinamento na Suécia.

Os dois aviões chegaram ao Brasil via marítima no dia 1º de abril, depois, na madrugada de sábado para domingo (3), os Gripen foram rebocados do porto ao aeroporto da cidade. Na manhã desta quarta-feira (6), foram feitos testes em solo nas aeronaves para garantir um voo seguro.

F-39E Gripen FAB
Cidade de Navegantes tem fatores logísticos que facilitam a chegada dos caças via marítima - Saab / Divulgação

“A chegada das aeronaves é resultado de um projeto que, desde o início, buscou o incremento de nossas capacidades dissuasórias. Temos agora uma aeronave multimissão que chega no estado da arte e será o principal vetor para a garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro” ressaltou Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da aeronáutica.

No GFTC, na cidade paulista, os caças irão fazer vários testes para obter o Certificado de Tipo Militar. Após isso, os caças irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis (GO), para as etapas finais da fase de entrega.

“O Brasil participa ativamente do desenvolvimento, da campanha de ensaios em voo e da produção dos caças, como parte do amplo pacote de transferência de tecnologia para a indústria de defesa brasileira”, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da unidade de negócios Aeronautics da Saab.

A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades operacionais em novembro de 2021. Os caças foram entregues formalmente na fábrica da Saab em Linköping, Suécia. O envio das outras duas aeronaves deverá acontecer ainda neste semestre.

Saiba Mais...

O Saab Gripen (E) foi selecionado pelo Brasil em 2014, o caça sueco concorria com o norte-americano F/A-18E/F e o francês Dassault Rafale no Programa FX2 – que visava a renovação da aviação de caça do Brasil. Ao todo, a FAB terá 36 unidades, sendo 28 da versão E (monoposto) e oito da versão F (biposto)

O ponto chave da escolha do Brasil é a transferência de tecnologia, isso  significa que nosso país terá acesso e participação no desenvolvimento dos aviões. Exemplo disso, é a produção de peças no Brasil que já está andamento, ou então a produção de alguma unidades em território nacional.

Gripen F-39E FAB
Ainda na Suécia os quatro primeiros Gripen operacioanis do Brasil voaram nos ceús nórdicos - Saab / Divulgação

Para ter essa ampla participação, no ano de 2015, engenheiros, pilotos e técnicos brasileiros foram à Suécia se profissionalizar em várias aéreas ligadas ao novo caça brasileiro de geração 4º plus. É esperado que até 2025 mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros tenham sido treinados na Saab, em Linköping.

Além das 36 unidades, o contrato também inclui suporte logístico, simuladores, equipamentos, treinamento e armamentos. Em relação as armas do Gripen se destacam os modernos mísseis Meteor e Iris-T, ambos usados por vários países.

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Por André Magalhães
Publicado em 06/04/2022, às 17h30


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