Cerimônia da aviação de caça ainda teve o anúncio da aquisição de mais quatro caças Gripen
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22 de abril, a cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, na base aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do comandante da Aeronáutica, Baptista Junior, do ministro da Defesa, Paulo Sérgio e de demais autoridades do alto comando das forças armadas e convidados civis.
Durante o evento, foram feitas premiações aos pilotos da FAB que mais tiveram destaque em 2021. Além disso, houve a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, famoso piloto brasileiro que lutou durante a 2º Guerra Mundial.
O momento de maior destaque foi a incorporação dos dois primeiros F-39E Gripen à FAB. Os caças, que chegaram ao Brasil no começo do mês, realizaram sobrevoos na base aérea juntamente com caças F-5EM – que serão substituídos gradualmente pelos Gripen.
Após os voos, os Gripen pousaram e receberam o batismo (banho de champanhe) pelo presidente, pelo comandante da aeronáutica e pelo ministro da defesa, marcando assim o início da incorporação à aviação de caça.
Neste momento, as duas primeiras aeronaves F-39 Gripen são incorporadas à Aviação de Caça Brasileira.#FAB#AviaçãoDeCaça#AsasQueProtegemOPaís#Defender#SentaAPúapic.twitter.com/Y1EFC5Q6xN
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) April 22, 2022
Na data 22 de abril, se comemra o Dia da Aviação de Caça – isso pelo motivo que pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (baseado em Santa Cruz) realizaram impressionantes 44 surtidas na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Fechando a cerimônia, teve uma apresentação operacional de aeronaves A-29 Super Tucano, F-5EM e A-1M AMX. Os caças empregaram táticas de ataques ar-solo em alvos, utilizando bombas de 250 kg e tiro de seus canhões.
Um anúncio surpresa foi feito no evento, durante o discurso do comandante Baptista Junior, foi revelado que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a aquisição de mais quatro Gripen, elevando assim de 36 para 40 unidades.
Os primeiros F-39E estão em testes em Gavião Peixoto, São Paulo, tendo em vista que irão obter o Certificado de Tipo Militar, isto será feito por pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab.
Com este certificado os F-39E terão a licença operacional inicial e irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, Goiás. Na base do planalto central os aviões serão operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) - Esquadrão Jaguar.
Em um acordo, assinado em 2014, foram comprados 36 caças F-39E/F. Sendo que serão 28 modelos F-39E (monoposto) e oito F-39F (biposto).
Um dos destaques deste acordo é a participação do Brasil no desenvolvimento das aeronaves, tanto que os modelos bipostos serão montados em território nacional.
Por André Magalhães
Publicado em 22/04/2022, às 16h25
+lidas