AERO Magazine
Busca

Agora é pra valer

KC-390 se prepara para participar de missão real nos EUA

FAB realizou o primeiro treinamento para lançamento de paraquedistas com o cargueiro brasileiro


KC-390 realiza o primeiro lançamento operacional de paraquedistas

O KC-390 realizou o primeiro lançamento de paraquedistas de forma operacional, ampliando as capacidades do avião brasileiro. Após um ano em serviço pela Força Aérea Brasileira, o cargueiro realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro.

O KC-390 é operado atualmente pelo Esquadrão Zeus (1º GTT), localizado em Anápolis, em Goiás, que tem empregado o avião em diversas missões, especialmente de apoio logístico ao combate a covid-19.

O treinamento é parte dos preparativos para o Exercício Operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Estão previstos lançamentos de tropa paraquedista brasileira e americana, utilizando as aeronaves C-17, C-130J e o KC-390 Millennium.

A participação do cargueiro brasileiro no exercício militar dos Estados Unidos será o primeiro real feito pelo avião e deverá permitir aperfeiçoar sua utilização pela FAB. Além disso, o envolvimento do KC-390 em um treinamento internacional permitirá a Embraer apresentar o avião para o mercado externo.

Equipe de paraquedistas do Exécito Brasileiro a bordo do KC-390 da FAB durante treinamento

A operação Culminating é um exercício simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.

Saiba mais...

De acordo com a FAB, o treinamento teve início na base aérea de Anápolis com o módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), da Embraer, que oferece um curso completo para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores do KC-390 nas operações de lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.

O treinamento ainda criou uma doutrina de lançamento e operação para os militares Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército utilizando o KC-390. A FAB ainda divulgou que ainda foram realizados lançamentos de pessoal na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, com o novo avião.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 16/12/2020, às 17h45 - Atualizado às 18h06


Mais Notícias