Made in Brazil

Novo avião brasileiro se prepara para disputar mercado internacional

Monomotor Cygnus inicia campanha de testes em voo e deverá ser certificado em 2021


Monomotor Cygnus

Monomotor produzido por empresa brasileira pretende competir com gigantes do setor

O protótipo do avião monomotor brasileiro Cygnus, desenvolvido pela Octans Aircraft, iniciou a terceira fase de testes em voo esta semana, iniciando uma campanha de ensaios pelo Brasil.

O modelo que está em fase de certificação já recebeu a autorização da Anac para os voos de longo alcance, uma vez que concluiu com sucesso as outras duas fases de ensaios: fase 1, que são os primeiros voos de testes após a finalização de sua fabricação e fase 2, avaliação da aeronave em perímetro regional, com rotas curtas e próximas à base.

Os ensaios em voo começaram em janeiro deste ano na matriz da empresa, localizada em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. O avião vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos dentro dos requisitos de certificação Anac/FAA Part23, sendo o primeiro avião do tipo certificado no Brasil.

Em nota a Octans Aircraft afirma que a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2021, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da Anac. O processo final de certificação está previsto para ocorrer no primeiro semestre do ano que vem, com as primeira entregas ocorrendo até o segundo semestre de 2021.

Cygnus é equipado com um motor Lycoming IO-540 de 300 hp

“Estamos muito contentes com a performance da aeronave e com os resultados obtidos nos ensaios. Agora, avançamos rumo à certificação”, disse o CEO, Milton Roberto Pereira.

O Cygnus é um monomotor a pistão leve, para cinco ocupantes, equipado com o motor Lycoming IO-540 de 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica. O modelo é construído com estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, será certificado para VRF noturno e IFR, e conta com painel digital Garmin. O avião ainda terá ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão, visando competir com modelos consagrados do mercado internacional.  O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design, e será fabricado pela F/LIST Brasil, empresa com sede na Áustria.

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 16 de Dezembro de 2020 às 12:00


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