AERO Magazine
Busca

Encomenda expressa

ATR entrega aeronave projetada especialmente para a FedEx [com vídeo]

Turbo-hélice regional ATR 72-600F foi desenvolvido para atender as necessidades da empresa cargueira norte-americana


FedEx tem um pedido firme para 30 unidades do ATR 72-600F e outras vinte opções de compra

A FedEx anunciou hoje (15) a entrega do primeiro ATR 72-600F desenvolvido sobre a plataforma do turbo-hélice regional especificamente para atender suas necessidades de transporte.

Com um pedido firme para 30 aviões, a FedEx Express é o cliente de lançamento da versão cargueira do ATR 73-600, que oferece uma capacidade de carga de 75m³, graças a sua fuselagem construída em um design limpo otimizado para carga, ideal para nove toneladas de carga útil, com a opção de transportar carga a granel ou, cinco paletes de 88 x 108 polegadas, ou ainda até sete contêineres LD3.

A aeronave será baseada no aeroporto de Shannon, na Irlanda, e será operada pela operadora parceira ASL Airlines Ireland, empresa especializada em serviços de carga expressa.

“Todo fabricante se orgulha quando desenvolve e entrega uma aeronave totalmente nova, e dado o ano excepcionalmente desafiador que a indústria e todo o mundo enfrentou, entregar à FedEx Express este primeiro ATR 72-600F é um momento emocionante e gratificante para toda a nossa equipe aqui na ATR”, disse Stefano Bortoli, CEO da ATR.

Segundo dados da própria ATR, existem atualmente cerca de 130 aeronaves ATR convertidas para cargueiro em operação, representando um terço na frota de regional global de aeronaves de carga.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 15/12/2020, às 13h00 - Atualizado às 16h46


Mais Notícias